We love eBooks
    Baixar 1924 – São Paulo em chamas pdf, epub, eBook
    Editora

    1924 – São Paulo em chamas

    Por João Paulo Martino
    Existem 5 citações disponíveis para 1924 – São Paulo em chamas

    Sobre

    Naquele distante inverno de 1924, a cidade de São Paulo passou por uma profunda transformação. A rica urbe paulista, ordeira, dedicada ao trabalho, a cidade que mais crescia no Brasil, viu-se de uma hora para outra envolvida em um terrível confronto armado.
    A escolha da cidade pelos tenentes, que mais uma vez se rebelavam contra os desmandos da república velha, atraiu uma violenta reação por parte do governo federal, que não pensaria duas vezes em destruir a capital de São Paulo para manter o seu poder.
    Desenrolou-se, então, um terrível conflito, com a cidade bombardeada, ardendo em incêndios, saques e fuga em massa da população para o interior. Era terrível o quadro que se apresentava.
    Neste livro, de maneira simples e concisa, o autor procura apresentar um breve panorama daqueles dias tumultuosos, vividos por nossos antepassados. Trata-se de um pequeno livreto que visa introduzir o leitor neste período tão delicado de nossa história.
    Curiosamente, a Revolução de 1924 também é chamada de a ?Revolução Esquecida?. Permaneceu viva por muitos anos na memória daqueles que vivenciaram tais dias de pavor. Faz-se mister, portanto, dar às novas gerações elementos para melhor conhecê-la.
    Baixar eBook Link atualizado em 2017
    Talvez você seja redirecionado para outro site

    Definido como

    Citações de 1924 – São Paulo em chamas

    Escolhera-se o dia 5 de julho em homenagem aos dois anos da revolta do Forte de Copacabana.

    A alta oficialidade do exército (generais e marechais) originava-se das oligarquias; a baixa oficialidade (tenentes) vinha das classes médias, tendo sua formação nas escolas militares; por sua vez, os sargentos e soldados vinham das classes pobres. Para se ter uma ideia, por volta de 1920, os tenentes perfaziam 65% do corpo de oficiais.

    Realmente, era de dar medo a insensibilidade dos governantes legalistas. Tanto Bernardes, quanto Carlos de Campos, são insensíveis aos sofrimentos do povo e estavam preocupados apenas com seus governos.

    Dentre as principais características de seu governo, destacam-se as leis que diminuíam a liberdade de imprensa, o permanente estado de sítio e a perseguição e o desmonte de governos estaduais que lhe haviam feito oposição.

    só dois sobrevivem, os tenentes Siqueira Campos e Eduardo Gomes.

    eBooks por João Paulo Martino

    Página do autor

    Relacionados com esse eBook

    Navegar por coleções