We love eBooks

    A Cidade e as Serras [Annotated]

    Por Eça de Queirós
    Existem 5 citações disponíveis para A Cidade e as Serras [Annotated]

    Sobre

    Este último romance de Eça de Queirós foi publicado em 1901. Eça de Queirós julgava, ao fim da vida, que o homem só era feliz longe da civilização. É a crítica ao ambiente social e urbano de Portugal da época.
    Agora à disposição do público, totalmente revisto e adaptado conforme o Novo Acordo Ortográfico, para uma leitura mais fácil.
    Boa Leitura à Todos!
    Baixar eBook Link atualizado em 2017
    Talvez você seja redirecionado para outro site

    Definido como

    Citações de A Cidade e as Serras [Annotated]

    Mas concordei, porque sou bom, e nunca desalojarei um espírito do conceito onde ele encontra segurança, disciplina e motivo de energia.

    Civilização, para Jacinto, não se separava da imagem de Cidade, duma enorme Cidade, com todos os seus vastos órgãos funcionando poderosamente.

    Mas o que a cidade mais deteriora no homem é a Inteligência, porque ou lha arregimenta dentro da banalidade ou lha empurra para a extravagância.

    “homem só é superiormente feliz quando é superiormente civilizado”. E por homem civilizado o meu camarada entendia aquele que, robustecendo a sua força pensante com todas as noções adquiridas desde Aristóteles, e multiplicando a potência corporal dos seus órgãos com todos os mecanismos inventados desde Terâmenes, criador da roda, se torna um magnífico Adão, quase onipotente, quase onisciente, e apto portanto a recolher dentro duma sociedade, e nos limites do Progresso (tal) como ele se comportava em 1875) todos os gozos e todos os proveitos que resultam de Saber e Poder…

    com este labor e este pranto dos pobres, meu Príncipe, se edifica a abundância da Cidade!

    eBooks por Eça de Queirós

    Página do autor

    Relacionados com esse eBook

    Navegar por coleções