We love eBooks
    Baixar A ditadura derrotada pdf, epub, eBook
    Editora

    A ditadura derrotada

    Por Elio Gaspari
    Existem 10 citações disponíveis para A ditadura derrotada

    Sobre

    A obra de Elio Gaspari ganha versão digital com apresentação de documentos


    COLEÇÃO DITADURA


    Elio Gaspari


    Durante os últimos trinta anos, o jornalista Elio Gaspari reuniu documentos até então inéditos e fez uma exaustiva pesquisa sobre o governo militar no Brasil. O resultado desse meticuloso trabalho gerou um conjunto de quatro volumes que compõem a obra mais importante sobre a história recente do país, e que acaba de ganhar uma edição revista e ampliada, enriquecida com novas fotos e projeto gráfico.


    A obra está dividida em dois conjuntos: As ilusões armadas e O sacerdote e o feiticeiro. Publicada original¬mente em 2002, As ilusões armadas reúne os livros A ditadura envergonhada e A ditadura escancarada, e rece¬beu o prêmio de Ensaio, Crítica e História Literária de 2003, concedido pela Academia Brasileira de Letras. Nos primeiros anos após o golpe de 1964, o governo militar ainda relutava em se assumir como uma ditadura, daí o título A ditadura envergonhada. Mas com a edição do AI-5, no final de 1968, que suspendeu direitos constitu¬cionais, ela se revela. Em A ditadura escancarada, são reconstituídos os momentos mais tenebrosos do regime, como a prática da tortura contra os opositores do regime e a violência empregada contra os guerrilheiros do Araguaia, um dos últimos núcleos de resistência política.


    Os personagens centrais de O sacerdote e o feiticeiro são respectivamente os generais Ernesto Geisel e Gol¬bery do Couto e Silva. A ditadura derrotada detalha os antecedentes desses dois importantes personagens, con¬centrando-se na articulação que os levou ao poder e também na vitória do partido de oposição nas eleições de 1974. A ditadura encurralada, quarto volume, culmina com a exoneração do general Sylvio Frota do cargo de ministro do Exército. Naquele momento, o presidente Ernesto Geisel punha um ponto final na anarquia militar que tomava conta do país. Desse relato fazem parte episódios como o assassinato do jornalista paulista Vladimir Herzog em outubro de 1975, nas dependências de uma unidade do Exército, fato que contribuiu para azedar a relação entre a Presidência e setores das Forças Armadas.


    O quinto livro da série, a ser publicado futuramente, abordará o final da gestão do general Geisel, o governo do presidente João Baptista Figueiredo, em que se sobressaem o atentado do Riocentro, a bancarrota de 1982 e a campanha por eleições diretas.


    ? Pela primeira vez em formato eletrônico, a principal obra sobre a história recente do país é reeditada com material inédito.


    ? Atualizações realizadas a partir de atas do Conselho de Segurança Nacional divulgadas em 2008 pelo Arquivo Nacional.


    ? Mais de 100 fotos novas foram acrescidas ao material original.


    ? Duas versões de e-book, incluindo edição enriquecida com áudios e vídeos.

    Baixar eBook Link atualizado em 2017
    Talvez você seja redirecionado para outro site

    Definido como

    Citações de A ditadura derrotada

    De uma maneira geral, a cada exercício de poder, sempre à custa dos direitos alheios, correspondia uma solicitação de pequenos benefícios burocráticos.

    Ao defender a permanência de Miltinho na chefia do CIE, é certo que Geisel conhecia, apoiava e desejava a continuação da política de extermínio.

    Tendo passado incólume pela Segunda Guerra Mundial, a direita brasileira entrara invicta na Guerra Fria.

    Geisel fazia restrições à ditadura de Costa e Silva por Costa e Silva, não pela ditadura.

    O IPÊS foi o mais articulado e bem-sucedido episódio de mobilização da história da plutocracia nacional.

    Depois de quase meio século de convivência, cumplicidade e admiração, Geisel confessaria a um amigo: “Eu sempre fico com a impressão de que o Golbery não me contou tudo”.

    Para o governo brasileiro, Perón foi um vizinho menos encrenqueiro que os generais.

    A uns poucos parentes que considerava “entrões”, Geisel mandou um recado: “Que se comportassem, porque se eu soubesse de qualquer porcaria em que eles se metessem, iam para a cadeia”.

    “O Exército é como um navio. Ele fica imóvel, até que se mexe um milímetro numa direção. Então o resto vai junto”.

    Quando uma economia populista vai mal, com inflação e desemprego, surge o desejo de que os fascistas assumam o poder, “restaurando a ordem e promovendo o desenvolvimento econômico”? Arre, quase sempre a resposta é: sim.

    eBooks por Elio Gaspari

    Página do autor

    Relacionados com esse eBook

    Navegar por coleções