We love eBooks
    Baixar A fênix islamista: O Estado Islâmico e a reconfiguração do Oriente Médio pdf, epub, eBook
    Editora

    A fênix islamista: O Estado Islâmico e a reconfiguração do Oriente Médio

    Por Loretta Napoleoni
    Existem 10 citações disponíveis para A fênix islamista: O Estado Islâmico e a reconfiguração do Oriente Médio

    Sobre

    Uma contribuição fundamental para entendermos o que está acontecendo no Oriente Médio

    A expert em terrorismo Loretta Napoleoni demonstra que, embora no quadro pintado pelos meios de comunicação ocidentais o Estado Islâmico figure como um grupo que não passa de um simples bando de assassinos num período de sorte, na verdade a organização está propondo um novo modelo de criação de Estados nacionais.

    Empreendendo uma guerra de conquista tradicional com o objetivo de criar uma versão moderna do Califado, o Estado Islâmico se utiliza de moderna tecnologia para recrutar combatentes e levantar recursos financeiros enquanto mobiliza a população para a administração cotidiana do novo estado. Renascido das cinzas das fracassadas empreitadas jihadistas, o Estado Islâmico vem demonstrando uma profunda compreensão do funcionamento da política no Oriente Médio. Não se trata de mais uma rede terrorista, mas um inimigo implacável, antenado com a atual desordem mundial.

    ?Ignorar esses fatos é mais do que adotar uma atitude ilusória e superficial ? é perigoso. O ditado ?conheça seu inimigo? continua a ser o mais importante a considerar no combate ao terrorismo?, alerta Napoleoni.
    Baixar eBook Link atualizado em 2017
    Talvez você seja redirecionado para outro site

    Citações de A fênix islamista: O Estado Islâmico e a reconfiguração do Oriente Médio

    Outro importante elemento diferencial é a aprovação e o apoio aos governantes por parte da população, aquilo que Rousseau denominou contrato social, o verdadeiro instrumento de legitimação do Estado.

    a globalização e a moderna tecnologia foram as principais engrenagens da máquina incubadora do Estado Islâmico.

    Na Síria, o Irã tem apoiado o regime de Bashar al-Assad, principalmente por intermédio de seu aliado no Líbano, o grupo Hezbollah, enquanto os sauditas, os kuaitianos e os catarianos vêm financiando uma ampla gama de grupos insurgentes sunitas, entre os quais, outrora, o EIIL, para minar o poder iraniano na região.

    Para muitos, o principal objetivo do Estado Islâmico é ser para os sunitas o que Israel é para os judeus: um Estado instalado em seu antigo território, restaurado nos tempos modernos; um poderoso Estado teocrático que os protege onde quer que eles estejam.

    salafismo radical, uma doutrina que, tal como veremos, professa a rejeição total dos valores e da influência do Ocidente.

    os muçulmanos consideram o Estado Islâmico original, o primeiro Califado, cuja criação se deu no século VII pela ação do profeta Maomé e seus companheiros, uma sociedade perfeita governada por um mandato divino. Em suma, ele era a expressão política da vontade de Deus.

    No modelo tradicional de criação de Estados, a economia e a infraestrutura do Estado moderno são montadas depois que o processo de autodeterminação tenha gerado a integração política. No modelo de Estado-fantasma estabelecido pela OLP e adotado agora pelo Estado Islâmico, a constituição da economia e da infraestrutura precedem a conquista do reconhecimento político. A autodeterminação permanece então uma ilusão fugidia, uma contingência.

    entrada de al-Zarqawi na arena de luta iraquiana foi marcada pelos primeiros ataques suicidas no país. Em agosto de 2003, um caminhão-bomba explodiu na sede das Nações Unidas em Bagdá, matando o chefe da delegação e vários membros da instituição.

    O Ocidente e o mundo se aferram à ideia de que a realidade terrível no Iraque e na Síria atuais não tem precedente histórico, que não somos responsáveis pelos correntes acontecimentos no Oriente Médio.

    objetivo central do salafismo moderno ainda é o de purificação do Islã; agora, porém, é também o de expurgar-se da contaminação da corrupção e livrar-se da estagnação provocada pela colonização europeia.

    eBooks por Loretta Napoleoni

    Página do autor

    Relacionados com esse eBook

    Navegar por coleções eBooks similares