We love eBooks

    A metamorfose

    Por Franz Kafka
    Existem 16 citações disponíveis para A metamorfose

    Sobre



    Escritor tcheco, Franz Kafka teve uma vida breve em função da tuberculose. Sua obra literária é marcada essencialmente por romances e contos que destacam o homem angustiado, obrigado a levar uma vida aprisionada; o homem desesperado em relação à própria existência. Esta atmosfera é representada em A metamorfose com um tom realista surpreendente. Publicado originalmente em 1915, este livro é o mais conhecido, estudado e citado do autor. A história é protagonizada pelo jovem Gregor Samsa, que trabalha como caixeiro-viajante e sustenta as despesas da família. Gregor acorda certa manhã transformado em um monstruoso inseto. Inicialmente, a principal preocupação dele é como lidar com seu novo corpo metamorfoseado. Depois, porém, precisará enfrentar a repulsa e o medo, representando o que há de mais trágico na condição humana.
    Baixar eBook Link atualizado em 2017
    Talvez você seja redirecionado para outro site

    Definido como

    Listados nas coleções

    Citações de A metamorfose

    Agora ou nunca, era preciso manter a todo o custo as ideias claras: preferiu continuar deitado na cama.

    «À força de levantar cedo», pensou, «tornamo-nos completamente estúpidos. O ser humano necessita de dormir.

    comer mal e fora de horas, conhecer novas pessoas sem cessar e que nunca se tornam amistosas!

    Mas como seria agora, se todo o sossego, todo o bem-estar, toda a satisfação chegasse assustadoramente ao fim?

    Não é como se nós mostrássemos, retirando os móveis, que renunciamos a qualquer esperança de melhora e o abandonamos à própria sorte, sem nenhuma consideração?

    fazer o que é humanamente possível para tratá-lo e suportá–lo e acredito que ninguém pode nos fazer a menor censura.

    Antes, quando as portas estavam fechadas, todos queriam entrar para vê-lo, agora que ele havia aberto uma e as outras evidentemente tinham sido abertas durante o dia, ninguém mais vinha e as chaves estavam na fechadura também do lado de fora.

    era um membro da família que não podia ser tratado como um inimigo, mas diante do qual o mandamento do dever familiar impunha engolir a repugnância e suportar, suportar e nada mais.

    O grave ferimento de Gregor, que o fez sofrer mais de um mês — a maçã ficou alojada na carne como uma recordação visível, já que ninguém ousou removê-la —, parecia ter lembrado ao pai que Gregor, a despeito de sua atual figura triste e repulsiva, era um membro da família que não podia ser tratado como um inimigo, mas diante do qual o mandamento do dever familiar impunha engolir a repugnância e suportar, suportar e nada mais.

    Algumas vezes sonhava com a próxima vez que lhe abrissem a porta em que ele iria retomar os assuntos da família, tal como antes.

    Seria mesmo um animal, se a música o comovia àquele ponto?

    Outras vezes, não estava com a necessária disposição para se preocupar com a sua família, não experimentava senão fúria por cuidarem tão mal dele e, ainda que fosse incapaz de pensar o que teria vontade de comer, não deixava de imaginar planos para chegar à despensa e se apoderar da sua parte, ainda que não tivesse fome.

    viu a claridade que alastrava diante da sua janela, lá fora. Depois, finalmente, sem nada poder fazer, a cabeça descaiu e deixou escapar debilmente um último sopro de vida.

    – Mãezinha, mãezinha – disse docemente Gregor, olhando-a do chão. Tinha esquecido momentaneamente o chefe do escritório; pelo contrário, ao ver o café que se entornava, não pôde impedir o reflexo das suas mandíbulas a abrirem e fecharem no ar, por várias vezes. O que originou que a sua mãe aumentasse os gritos, fugindo da mesa, indo cair nos braços do seu pai que se tinha precipitado para ela.

    Certa manhã, ao acordar após sonhos agitados, Gregor Samsa viu-se na sua cama, metamorfoseado num monstruoso insecto.

    Mas, ao mesmo tempo, não podia deixar de se lembrar que uma reflexão ponderada valia por qualquer decisão desesperada.

    eBooks por Franz Kafka

    Página do autor

    Relacionados com esse eBook

    Navegar por coleções eBooks similares