We love eBooks
    Baixar A reinvenção do tempo: Aceleração e desaceleração na sociedade e no consumo pdf, epub, eBook
    Editora

    A reinvenção do tempo: Aceleração e desaceleração na sociedade e no consumo

    Por DARIO CALDAS
    Existem 5 citações disponíveis para A reinvenção do tempo: Aceleração e desaceleração na sociedade e no consumo

    Sobre

    O tempo está no centro das preocupações do indivíduo contemporâneo. Vivemos na sociedade da pressa e da penúria de tempo, do produtivismo, do timing preciso e do multitasking. Nesse contexto, a lentidão começa a ser cada vez mais desejada e valorizada socialmente. Assim, formou-se nas últimas décadas um quadro sociocultural que opõe duas éticas, que são também duas ?est-éticas?, a da aceleração e a da desaceleração, e duas formas de encarara o consumo. Mas será que na vida real cabe uma escolha exclusivista entre elas? Neste ensaio, resultante de um estudo desenvolvido pelo escritório de tendências Observatório de Sinais, seu diretor, o sociólogo Dario Caldas, apresenta o perfil do consumidor ?crono-sensível? e mostra como as experiências temporais contemporâneas estão mesclando velocidades e ritmos, acelerações e desacelerações, levando a uma verdadeira reinvenção do tempo. O impacto dessa nova sensibilidade temporal cria oportunidades de mercado e já se reflete em algumas estratégias de produtos, serviços e marcas, apresentadas e discutidas pelo autor.
    Baixar eBook Link atualizado em 2017
    Talvez você seja redirecionado para outro site

    Citações de A reinvenção do tempo: Aceleração e desaceleração na sociedade e no consumo

    O ritmo de obsolescência das tecnologias digitais é um dos principais motores da aceleração social.

    Quanto mais se acelera com o intuito de ganhar tempo, menos tempo se tem: eis o maior paradoxo da sociedade da aceleração.

    Somos embalados pela promessa de viver várias vidas em uma só, numa espécie de compensação à pressa e à urgência.

    É preciso reinventar-se o tempo todo, em um mundo fadado a mudar permanentemente, de maneira cada vez mais acelerada. Daí o culto à criatividade, à inovação e o surto de expressões sintomáticas como “pensar fora da caixa”.

    Em grossas pinceladas, de um lado, o universo cinético e tecnológico, hiperurbano, consumista, midiático; do outro, a reconciliação com a natureza, a eco-sensibilidade, a qualidade de vida, o bem-estar e a retomada de valores abandonados ou renegados no frenesi neoliberal das últimas décadas. Na aceleração, o tempo como senhor e os homens como escravos; na desaceleração, o tempo

    eBooks por DARIO CALDAS

    Página do autor

    Relacionados com esse eBook

    Navegar por coleções eBooks similares