We love eBooks
    Baixar A Revolta da Vacina: Mentes insanas em corpos rebeldes (Ensainhos) pdf, epub, eBook
    Editora

    A Revolta da Vacina: Mentes insanas em corpos rebeldes (Ensainhos)

    Por Nicolau Sevcenko
    Existem 5 citações disponíveis para A Revolta da Vacina: Mentes insanas em corpos rebeldes (Ensainhos)

    Sobre



    O autor reconstitui os episódios da maior convulsão social da cidade do Rio de Janeiro, durante a campanha de vacinação contra a varíola (1904). Por trás da reforma urbana, percebe-se a profunda situação de exclusão social. A saúde pública caminha junto ao uso autoritário da ciência. Com posfácio inédito de Sevcenko, mapas, fotos de Augusto Malta e Marc Ferrez e charges da época.
    Baixar eBook Link atualizado em 2017
    Talvez você seja redirecionado para outro site

    Definido como

    Citações de A Revolta da Vacina: Mentes insanas em corpos rebeldes (Ensainhos)

    A enorme pressão por imóveis, devida tanto às demolições das zonas central e portuária quanto à especulação, empurrou as populações humildes para a periferia da cidade, ou para os bairros mais distantes e degradados, onde se alojavam em condições subumanas a preços exorbitantes.

    A matança coletiva dirige-se, via de regra, contra um objeto unificado por algum padrão abstrato que retira a humanidade das vítimas: uma seita, uma comunidade peculiar, uma facção política, uma cultura, uma etnia.

    Aos pobres em geral, nessa sociedade, não se atribuiu a identidade jurídica de cidadãos, inerente à República. Na prática, era reservado a eles um tratamento similar ao aplicado aos antigos escravos, controlados pelo terror, ameaças, humilhações e espancamentos, com o Estado assumindo as funções de gerente e de feitor.

    Obstavam, enfim, não contra a vacina, cuja utilidade reconheciam, mas contra as condições da sua aplicação e acima de tudo contra o caráter compulsório da lei.

    Essa reorganização se inspirava na teoria de Augusto Comte, o positivismo, o qual preconizava uma nova civilização industrial que, administrada por gerentes de empresas, se baseava numa legislação de proteção e assistência aos trabalhadores e era governada por uma ditadura militar.

    Relacionados com esse eBook

    Navegar por coleções