We love eBooks

    A vontade de crer

    Por William James
    Existem 14 citações disponíveis para A vontade de crer

    Sobre

    William James, um dos fundadores da psicologia moderna, foi um daqueles raros homens que soube transitar com igual destreza entre a Academia e o Templo, entre a racionalidade e a espiritualidade, entre o empirismo e a subjetividade. James estava, de fato, em casa no universo. Mas o seu universo não se resumia ao que residia lá fora. Ele sabia, pois também contemplou tal caminho, que haviam espaços infinitos, ou quase infinitos, também dentro de nós.

    Em A Vontade de Crer, uma transcrição de uma de seus conferências dirigida aos grêmios filosóficos de duas universidades americanas (Yale e Brown), James foca exclusivamente na defesa da importância da fé religiosa, e da crença em geral, como ferramentas vitais da mente para galgar grandes conquistas. De certa forma, se nunca ninguém houvesse acreditado em nada sem antes obter comprovação empírica, e se diante de grandes desafios todos os homens e mulheres se resignassem ante as perspectivas de fracasso, talvez nem houvesse uma civilização de pé.

    É óbvio que a capacidade de crer, e mais profundamente, a vontade de crer, desempenham papéis vitais em nossas vidas, ainda que muitos não queiram admitir. Nem sempre, é claro, todas as crenças serão racionais. E quase sempre, igualmente, encontraremos aqueles que exploram as crenças alheias. Mas nada disto impede que existam seres que conseguem se observar, se compreender, e viajar dentro de si, e encontrar tesouros e mistérios grandiosos, imateriais, e além de qualquer descrição que possa ser dada somente por palavras.

    O editor.

    ***

    [número de páginas]
    Equivalente a aproximadamente 42 págs. de um livro impresso (tamanho A5).

    [sumário, com índice ativo]
    - Prefácio
    - Introdução do autor
    - Parte 1
    - Parte 2
    - Parte 3
    - Parte 4
    - Parte 5
    - Parte 6
    - Parte 7
    - Parte 8
    - Parte 9
    - Parte 10
    - Notas
    - Epílogo: Em casa no universo
    Baixar eBook Link atualizado em 2017
    Talvez você seja redirecionado para outro site

    Citações de A vontade de crer

    Nossa fé é a fé na fé de outra pessoa e, nas maiores questões, isso é quase sempre o que acontece.

    Como regra, desacreditamos em todos os fatos e teorias para os quais não encontramos uso algum.

    É errado sempre, em qualquer lugar e para todo o mundo acreditar em algo com evidências insuficientes”.

    É como se um homem hesitasse indefinidamente em pedir certa mulher em casamento, porque ele não estava perfeitamente certo de que ela se mostraria um anjo depois que ele a trouxesse para casa. Não

    Nossa natureza passional não só pode legitimamente, mas deve, decidir por uma opção entre propostas, sempre que for uma opção genuína que não pode, por sua natureza, ser decidida nos campos intelectuais;

    assim como um homem, que em companhia de cavalheiros não fizesse avanços, pedisse uma garantia para cada concessão e não acreditasse na palavra de ninguém sem provas, isolar-se-ia por tal grosseria de todas as recompensas sociais que, em contrapartida, um espírito mais confiante ganharia

    por engano, que prova há de que o engano por intermédio da esperança é tão pior do que o engano pelo medo?

    se somos empiristas, se acreditamos que nenhum sino dentro nós toca para nos avisar com certeza quando a verdade está ao nosso alcance, então parece uma excentricidade inútil pregar tão solenemente o dever de esperar pelo sino.

    Não sabemos ao certo se existe algum caminho correto. O que devemos fazer? ‘Ser fortes e corajosos’. Ajam pelo melhor, esperem pelo melhor e aceitem o que vier […] Se a morte põe fim a tudo, não existe maneira melhor de ir a seu encontro”

    Sagan admirava a definição de religião de James, “um sentimento de estar em casa no universo”,

    O melhor que podemos fazer de nossa vida é empregá-la em alguma coisa mais duradoura que a própria vida.

    o seu universo não se resumia ao que residia lá fora. Ele sabia, pois também contemplou tal caminho, que haviam espaços infinitos, ou quase infinitos, também dentro de nós.

    É óbvio que a capacidade de crer, e mais profundamente, a vontade de crer, desempenham papéis vitais em nossas vidas, ainda que muitos não queiram admitir. Nem

    Mas as conexões entre Sagan e James não param por aí, ambos foram seres plenos de espiritualidade, e grandes investigadores do Cosmos. Talvez a diferença primordial entre o cientista e o psicólogo seja a de que o primeiro olhou, sobretudo, para as estrelas mais distantes, enquanto que o último tratou de desbravar os astros internos da mente e da alma humanas. Há espiritualidade suficiente em ambos os casos.

    eBooks por William James

    Página do autor

    Relacionados com esse eBook

    Navegar por coleções eBooks similares