We love eBooks

    Amor, Existência e Morte

    Por Arthur Meucci; Flávio Tonnetti; Fl?vio Tonnetti
    Existem 2 citações disponíveis para Amor, Existência e Morte

    Sobre

    A série Miniensaios de Filosofia é um conjunto de livros voltado para um público amplo. Cada livro da coleção possui pequenos textos curtos sobre grandes temas da filosofia, escritos de forma literária para estimular a criatividade e de forma clara para aproximar o leitor do universo filosófico. Cada livro possui 33 ensaios sobre 3 temas diferentes de acordo com os títulos presentes nas capas.
    Baixar eBook Link atualizado em 2017
    Talvez você seja redirecionado para outro site

    Citações de Amor, Existência e Morte

    Não podemos dizer que as ideias de um visionário acabam quando sua vida perece. Suas propostas e crenças podem permanecer como valores, enraizadas na vida de outros. Assim como a ideia de uma revolução pela paz não morreu com a morte de Gandhi. Como a ideia de igualdade, como um valor humano, não morreu quando Martin Luther King foi assassinado. Valores morrem apenas quando morrem os modos de vida. Afinal, práticas sustentam valores. É na ação dos indivíduos que as ideias se perpetuam. A morte de uma ideia não acontece quando morre um indivíduo. Isto porque um valor social constitui-se como algo independente, como um fato social, um conceito abstrato que toma para si uma realidade separada. Para que morra uma ideia é preciso mais do que a morte do indivíduo, é necessário que morra uma coletividade inteira. A morte de um valor ou crença pressupõe a morte de uma cultura. Quando um valor morre, morrem existências compartilhadas. Como se a morte fosse uma convenção social, ou uma desconstrução de práticas que vão deixando de existir. Como modos de vida que vão se extinguindo.

    Nascemos, crescemos, amamos alguém e depois morremos. Antes de qualquer grande evento ou sentimento que surge durante a vida, nós, inicialmente, precisamos existir. A existência é a própria fundamentação do viver. Antes das alegrias e dos traumas, dos amores e dos ódios. É o princípio que rege tudo: conduz à amizade para que possamos nos rodear de quem nos proteja, leva-nos ao estudo e ao pensamento para acharmos um sentido em prosseguir vivendo, guia-nos ao amor no intuito de germinar outras existências e nos encaminha para seu fim com o objetivo de ceder lugar a outros que possam continuar existindo em melhores condições. Tudo na vida se fundamenta na preocupação de existir da forma que melhor nos convenha. Existência que em si mesma não é nada, mas que, simultaneamente, torna-se o resumo de tudo, posto que dá suporte aos desejos, aos afetos, às ações e aos sentidos que vamos agregando no a priori do espaço e do tempo em que vivemos. Suporte amórfico para um ser que se constitui nas relações com o mundo. Existir é a finalidade última da vida. É aquilo que move o cosmo humano. Razão para livros como este e para leitores como você.

    Relacionados com esse eBook

    Navegar por coleções