We love eBooks
    Baixar Aparecida: A biografia da santa que perdeu a cabeça, ficou negra, foi roubada, cobiçada pelos políticos e conquistou o Brasil pdf, epub, eBook
    Editora

    Aparecida: A biografia da santa que perdeu a cabeça, ficou negra, foi roubada, cobiçada pelos políticos e conquistou o Brasil

    Por Rodrigo Alvarez
    Existem 10 citações disponíveis para Aparecida: A biografia da santa que perdeu a cabeça, ficou negra, foi roubada, cobiçada pelos políticos e conquistou o Brasil

    Sobre

    "Aparecida ? A biografia da santa que perdeu a cabeça, ficou negra, foi roubada, cobiçada pelos políticos e conquistou o Brasil" é o livro mais completo sobre o maior símbolo da fé católica brasileira. Fruto de pesquisas realizadas no Brasil e no exterior pelo jornalista Rodrigo Alvarez, correspondente da TV Globo em Jerusalém, traz três séculos de história sobre a padroeira do país.


    Narra, por exemplo, a noite em 1978 em que um homem atormentado invadiu a basílica de Nossa Senhora Aparecida e destruiu a imagem da santa ? atentado que se desdobrou em uma sequência de acontecimentos cheios de mistérios, como numa trama cinematográfica. Este é apenas um dos eventos que cercam Aparecida e, à medida que se desenrolam, vão se confundindo com a própria História do país.


    Ricamente ilustrada, a obra descreve personagens curiosos: o padre que tirava a santa do altar às escondidas; o governador que cortava cabeças; a restauradora irritada; o frei que enfrentava corruptos. E também revive personalidades marcantes, como a princesa Isabel, que lhe deu a coroa; o general Médici, que financiou uma peregrinação pelo país da ditadura; e os três últimos papas, João Paulo II, Bento XVI e Francisco, que fizeram questão de beijá-la.


    A mistura entre fé, paixão e identificação nos faz pensar que a imagem de Aparecida seja, talvez, o primeiro símbolo nacional brasileiro. Até mesmo os mais céticos sabem que, ao ver a imagem triangular coberta pelo manto azul, estão vendo um retrato do Brasil.

    Baixar eBook Link atualizado em 2017
    Talvez você seja redirecionado para outro site

    Definido como

    Citações de Aparecida: A biografia da santa que perdeu a cabeça, ficou negra, foi roubada, cobiçada pelos políticos e conquistou o Brasil

    O que ninguém discute é que era tradição daquela época se desfazer de santo quebrado o mais rapidamente possível. Porque manter defunto de barro dentro de casa era certeza de maldição.

    Foi antes de ver o Império de sua família virar República, antes de libertar os escravos negros com sua lei Áurea, que a princesa Isabel viajou ao interior de São Paulo para rezar diante da santa, que a muitos parecia negra como os escravos, e lhe deu de presente a coroa de ouro com diamantes e, noutra visita, o manto de veludo azul que para sempre esconderia a cicatriz entre a cabeça e o corpo – nenhuma cola, até então, tinha conseguido juntar.

    “A ignorância do povo é enorme. […] São católicos só de batismo. Não há ensino religioso nas escolas. Os vigários não dão catecismo na igreja. Os pais nada sabem”.

    “O espírito de inveja e intriga, mais veemente do que em qualquer outro lugar, interpõe-se a tudo quanto se faz, tudo perturba, favorece o tratante, e desencoraja o homem honesto.” Em 1822, quando viajava do Rio de Janeiro a

    Sabia perfeitamente que em 1978 um jovem que se dizia atormentado por um anjo havia atacado e destruído a santinha. O papa disse à multidão algo que, aparentemente, lhe fora confidenciado pelos padres. “Contaram-me que entre os mil fragmentos foram encontradas intactas as duas mãos da Virgem unidas em oração.” O papa vira naquelas mãos juntas um simbolismo e também uma oportunidade. “As mãos postas de Maria no meio das ruínas são um convite a seus filhos a darem espaço em suas vidas à oração.”

    “Não cesseis, ó Virgem Aparecida, pela vossa mesma presença, de manifestar nessa terra que o amor é mais forte que a morte, mais poderoso que o pecado.”

    Por que uma santa de barro frágil, pequena e quebrada, sem nada do luxo de outras santas maiores, feitas de madeira nobre e pintadas a ouro, por que a pobrezinha Aparecida conquistaria os corações do Brasil?

    “Ladrão quebra a imagem da padroeira”, estampou o jornal O Globo.

    “O espírito de inveja e intriga, mais veemente do que em qualquer outro lugar, interpõe-se a tudo quanto se faz, tudo perturba, favorece o tratante, e desencoraja o homem honesto.”

    “A política em nosso desgraçado paiz tem de tal sorte estragado os homens que os leva a constituírem cegos instrumentos de paixões alheias.”

    eBooks por Rodrigo Alvarez

    Página do autor

    Relacionados com esse eBook

    Navegar por coleções