We love eBooks
    Apologia de Sócrates

    Apologia de Sócrates

    Por Platão
    Existem 14 citações disponíveis para Apologia de Sócrates Baixar eBook Link atualizado em 2017
    Talvez você seja redirecionado para outro site

    Citações de Apologia de Sócrates

    Essa aporia, característica de parte dos diálogos platônicos, mais do que simplesmente negativa (como poderia parecer num primeiro momento), tem uma função dupla: desqualificar a sabedoria e o comportamento dos que apregoavam certo domínio intelectual, e mostrar que a presunção de ignorância e a desconfiança são princípios básicos de qualquer tentativa de conhecimento – senão o mais importante de todos os saberes.

    prefiro muito mais morrer depois de ter me defendido desta maneira a ter que viver daquela.

    “Entre vocês homens o mais sábio é qualquer um que, como Sócrates, tenha reconhecido que, na verdade, em sabedoria não vale nada”.

    “Sócrates age mal e faz mais do que deveria ao investigar as coisas sob a terra e as celestes, e ao tornar superior o discurso inferior, e ao ensinar a outros essas mesmas coisas”.

    “Sou sim mais sábio que esse homem; pois corremos o risco de não saber, nenhum dos dois, nada de belo nem de bom, mas enquanto ele pensa saber algo, não sabendo, eu, assim como não sei mesmo, também não penso saber… É provável, portanto, que eu seja mais sábio que ele numa pequena coisa, precisamente nesta: porque aquilo que não sei, também não penso saber.”

    Logo saberemos melhor, bom homem. Pense no seguinte: (10) será que o piedoso – porque é piedoso é apreciado pelos deuses, ou porque é apreciado é piedoso?

    Pois bem: o que é do apreço dos deuses é piedoso, (7) e o que não é do apreço, ímpio.

    Não me parece que “onde há medo há também vergonha”, pois muitas pessoas, temerosas de doenças, da penúria e de muitas outras coisas do tipo, me parecem ter medo mas não ter vergonha alguma dessas coisas de que têm medo.

    Sobre Zeus, o criador que fez todas estas coisas, não queiras falar: pois onde há medo há também vergonha

    Pois acusadores meus junto a vocês tem havido muitos, e já há muitos anos, que nada de verdadeiro dizem, aos quais temo mais que aos que estão em torno de Anito,

    é melhor viver entre cidadãos prestativos ou sofríveis?

    E todos que, servindo-se da inveja e da calúnia, tentavam convencê-los, mais os que, uma vez convencidos eles mesmos, iam convencendo outros – todos esses são os mais inacessíveis, pois não é possível fazer subir aqui nem refutar a nenhum deles

    Mas a morte, ninguém sabe se acaso não é o maior de todos os bens para o homem – porém a temem como se soubessem ser o maior dos males!

    Mas aquilo que eu dizia anteriormente – que contra mim surgiu muito ódio, e junto a muitos –, fiquem sabendo que é verdade.

    eBooks por Platão

    Página do autor

    Relacionados com esse eBook

    Navegar por coleções eBooks similares