We love eBooks
    Baixar As aventuras do bom soldado Svejk pdf, epub, eBook
    Editora

    As aventuras do bom soldado Svejk

    Por Jaroslav Hasek
    Existem 7 citações disponíveis para As aventuras do bom soldado Svejk

    Sobre

    Se me pedissem que apontasse três obras literárias deste século que, em minha opinião, farão parte da literatura universal, diria que uma delas é, sem dúvida, As aventuras do bom soldado ?vejk.? ? Bertolt Brecht
    ??vejk é o homem em toda a sua pungente e primitiva humanidade, frente ao anti-humano das criaturas descarnadas e desossificadas pelo militarismo e a guerra.? ? Dias Gomes


    Escrito pouco depois da Primeira Guerra Mundial, na qual o autor lutou, As aventuras do bom soldado ?vejk narra a história do anti-herói Josef ?vejk, soldado tcheco com incrível e hilariante capacidade de se meter nas piores confusões. Personagem ambíguo, entre o tolo e o dissimulado, ele se envolve em inúmeras e impagáveis trapalhadas que, no entanto, não decorrem apenas de sua sagaz ingenuidade ou desastrada esperteza. O mundo de ?vejk é extremamente cruel; ruma para a destruição, apesar da aparente hilaridade que cerca a ele e seus inconstantes companheiros.
    Ambientada nos anos iniciais da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), a narrativa acompanha a labiríntica trajetória desse militar do Exército austro-húngaro, que já nas primeiras páginas é preso por ?alta traição? e, logo em seguida, declarado demente por uma junta médica. Internado num manicômio, de onde é expulso, alista-se para combater no grande conflito global. Acaba relegado à ordenança de um capelão mulherengo, perdulário e alcoólatra, que o ?vende? no jogo de cartas a um tenente. Os incontáveis episódios e contratempos fazem da leitura de As aventuras do bom soldado ?vejk, em edição traduzida diretamente do tcheco, uma experiência ímpar.
    Longe de ser mero ?testemunho? da barbárie, o romance de Jaroslav Ha?ek usa a comicidade para refletir sobre o absurdo da guerra e dos regimes antidemocráticos. Ao encarar esse mundo como objeto de ficção, o riso talvez não tenha sido apenas uma escolha de Jaroslav Ha?ek, mas a única forma de expressar uma visão implacável da humanidade. Caudalosa e inacabada, As aventuras do bom soldado ?vejk é sobretudo uma incômoda certeza de que para a humanidade não resta qualquer salvação.
    Baixar eBook Link atualizado em 2017
    Talvez você seja redirecionado para outro site

    Definido como

    Listados nas coleções

    Citações de As aventuras do bom soldado Svejk

    Alguém disse, muito acertadamente, que uma pessoa bem-educada pode ler qualquer coisa. As únicas pessoas que se espantam diante do que é absolutamente natural são os maiores canalhas e os maiores especialistas em vilanias; em seu desprezível pseudomoralismo ignoram os contextos e atacam com fúria palavras isoladas.

    Os preparativos para a matança de gente simples sempre foram levados a cabo em nome de Deus ou de algum outro hipotético ser supremo que a humanidade tivesse engendrado em sua imaginação.

    Fui dispensado do exército por idiotice e declarado oficialmente idiota por uma comissão especial. Sou um idiota oficial.

    Se todas as pessoas tivessem boas intenções em relação às outras, logo se eliminariam mutuamente.

    Todo mundo pode se equivocar e, quanto mais a pessoa pensa, mais facilmente se equivoca.

    No exato momento em que os enfermeiros receberam a ordem de devolver a roupa a Švejk, pararam de se interessar completamente por ele. Ordenaram-lhe que se vestisse e um deles o acompanhou ao terceiro ambulatório, onde, durante alguns dias, até que ficassem prontos os papéis da alta, teve a oportunidade de se dedicar em tempo integral a suas interessantes observações. Os decepcionados médicos deram um parecer dizendo que era “um farsante débil mental”. Mas, como lhe deram alta antes do almoço, aconteceu um pequeno incidente. Švejk afirmou que, quando uma pessoa é expulsa do manicômio, não pode ser despachada antes de almoçar. Um policial, alertado pelo porteiro, colocou um ponto final naquele escândalo acompanhando Švejk à delegacia de polícia da rua Salmova.

    É o hábito, senhor tenente, isso acontece exatamente porque faz muito tempo que nos conhecemos e vivemos tantas coisas juntos. Sofremos muito e absolutamente para nada. Humildemente,

    eBooks por Jaroslav Hasek

    Página do autor

    Relacionados com esse eBook

    Navegar por coleções eBooks similares