We love eBooks

    As nuvens: Uma comédia grega

    Por Aristófanes
    Existem 5 citações disponíveis para As nuvens: Uma comédia grega

    Sobre

    A consagrada tradução do especialista em grego, Mário da Gama Kury

    Strepsiades, um fazendeiro idoso, estava sendo arruinado por sua mulher e por seu filho Fidipides, fanático por carros e cavalos. Strepsiades ouviu falar em Sócrates, um filósofo que por seus sofismas era capaz de fazer a causa pior parecer a melhor, e ficou esperançoso de poder enganar seus credores valendo-se dos ensinamentos socráticos. Strepsiades passa, então, a frequentar a escola de Sócrates. Lá, é apresentado por Sócrates às Nuvens, as verdadeiras divindades causadoras dos trovões e das chuvas (e não Zeus, o deus maior dos gregos, como se supunha). Strepsiades, todavia, de tão simplório e preocupado com suas dívidas, nada consegue aprender. Desgostoso com a situação, Strepsiades incendeia a escola, para desespero dos demais discípulos de Sócrates.
    Um ataque à educação "moderna" e a ética dos sofistas, As nuvens é uma comédia de Aristófanes que ressalta as fatais consequências destes ensinamentos. O autor acusa os sofistas de imorais e sem ética, além de ateístas. A maior vítima aqui é Sócrates, filósofo grego que é propositadamente e injustamente confundido com os sofistas.
    As comédias de Aristófanes são a fonte mais autêntica para a reconstrução dos detalhes da vida cotidiana em Atenas na época clássica.
    Baixar eBook Link atualizado em 2017
    Talvez você seja redirecionado para outro site

    Definido como

    Listados nas coleções

    Citações de As nuvens: Uma comédia grega

    será muito feliz entre os atenienses e todos os gregos se tiver boa memória, se souber meditar, se a perseverança morar em sua alma, se você não se cansar de ficar em pé nem de marchar, se souber suportar o frio sem resmungar, se puder passar sem comer na hora do almoço, se puder passar sem as academias de ginástica e outras bobagens, se aspirar ao bem supremo, como convém a um homem inteligente, e a sobressair na ação, nas assembléias e nos combates verbais.

    E eu, que até agora acreditava bobamente que Zeus mijava através de uma peneira!

    É por isso, então, que depois de ouvir a voz delas minha alma levantou vôo e já tem a pretensão de ser refinada, de tagarelar sobre a fumaça, de responder a uma frase com outra frase mais certinha, de rebater um argumento! Por isso, se for possível quero ver afinal essa gente frente a frente.

    Aqueles caras ensinam os outros, se eles quiserem contribuir com algum dinheiro, a tornarem vitoriosas todas as causas, justas ou injustas, usando só as palavras.

    De modo nenhum! São as Nuvens celestes, grandes deusas dos ociosos; elas nos oferecem o saber, a dialética, o entendimento, a linguagem elevada e verbosa, a arte de comover e de enganar.

    eBooks por Aristófanes

    Página do autor

    Relacionados com esse eBook

    Navegar por coleções eBooks similares