We love eBooks
    Baixar Clara dos Anjos pdf, epub, eBook
    Editora

    Clara dos Anjos

    Por Lima Barreto
    Existem 8 citações disponíveis para Clara dos Anjos

    Sobre

    Sobre Lima Barreto:


    Afonso Henriques de Lima Barreto (1881-1922), foi um jornalista e um dos mais importantes escritores libertários brasileiros. Filho de pais escravos enfrentou o preconceito por ser mestiço durante toda a sua vida. Explorou em suas obras, as injustiças sociais e as dificuldades das primeiras décadas da República. Acredita-se que a Abolição da Escravatura em sua infância tenham exercido grande influência sobre a visão crítica de Lima Barreto sobre o regime republicano.


    Sobre Clara dos Anjos:


    Clara dos anjos é um livro póstumo, concluído no ano em que o autor morreu (1922) e foi publicado em 1948. Passado no subúrbio do Rio de Janeiro, o romance conta a história de uma jovem e ingênua mulata chamada Clara, que é seduzida pelo malandro Cassi Jones. Ela engravida e quando é levada a procurar a família de Cassi é humilhada pela mãe do rapaz que se mostra ofendida, porque uma negra quer se casar com seu filho.


    Baixar eBook Link atualizado em 2017
    Talvez você seja redirecionado para outro site

    Definido como

    Citações de Clara dos Anjos

    Cada um de nós, por mais humilde que seja, tem que meditar, durante a sua vida, sobre o angustioso mistério da Morte, para poder responder cabalmente, se o tivermos que o fazer, sobre o emprego que demos a nossa existência.

    O verdadeiro estado amoroso supõe um estado de semiloucura correspondente, de obsessão, determinando uma desordem emocional que vai da mais intensa alegria até à mais cruciante dor, que dá entusiasmo e abatimento, que encoraja e entibia; que faz esperar e desesperar, isto tudo, quase a um tempo, sem que a causa mude de qualquer forma.

    Marramaque era naturalmente azedo e oposicionista, Naquele domingo, ele o tirara para falar mal do doutor Saulo de Clapin.

    Era Cassi um rapaz de pouco menos de trinta anos, branco, sardento, insignificante, de rosto e de corpo;

    é próprio do nosso pequeno povo fazer uma extravagante amálgama de religiões e crenças de toda a sorte, e socorrer-se desta ou daquela, conforme os transes e momentâneas agruras de sua existência. Se se trata de afastar atrasos de vida, apela para a feitiçaria; se se trata de curar uma moléstia tenaz e renitente, procura o espírita; mas não falem à nossa gente humilde em deixar de batizar o filho pelo sacerdote católico, porque não há, dentre ela, quem não se zangue: “Está doido! Meu filho ficar pagão! Deus me defenda!

    Por esse intrincado labirinto de ruas e bibocas é que vive uma grande parte da população da cidade, a cuja existência o governo fecha os olhos, embora lhe cobre atrozes impostos, empregados em obras inúteis e suntuárias noutros pontos do Rio de Janeiro.

    O subúrbio propriamente dito é uma longa faixa de terra que se alonga, desde o Rocha ou São Francisco Xavier, até Sapopemba, tendo para eixo a linha férrea da Central.

    A residência dos pais de Cassi ficava num subúrbio tido como elegante, porque lá também há estas distinções. Certas estações são assim consideradas, e certas partes de determinadas estações gozam, às vezes, dessa consideração, embora em si não o sejam. O Méier, por exemplo, em si mesmo não é tido como chique; mas a Boca do Mato é ou foi; Cascadura não goza de grande reputação de fidalguia, nem de outra qualquer prosápia distinta; mas Jacarepaguá, a que ele serve, desfruta da mais subida consideração.

    eBooks por Lima Barreto

    Página do autor

    Relacionados com esse eBook

    Navegar por coleções