We love eBooks
    Baixar Confissões de um jovem romancista pdf, epub, eBook
    Editora

    Confissões de um jovem romancista

    Por Umberto Eco
    Existem 7 citações disponíveis para Confissões de um jovem romancista

    Sobre



    Quando o grande teórico Umberto Eco resolveu se aventurar na ficção, era um jovem romancista de quase cinquenta anos. Agora, com mais de setenta, ela volta seu experiente olhar de linguista, filósofo e estudioso da Idade Média para seus próprios romances. Sem deixar nenhum detalhe de fora e com estilo claro e acessível, Eco revela todos os segredos envolvendo a construção de livros como O nome da Rosa e O Pêndulo de Foucault, ao mesmo tempo em que discute questões universais relacionadas à criação da trama e dos personagens e especialmente ao híbrido de ficção e ensaio, com o qual se notabilizou, em que figuras históricas convivem com seres nascidos da imaginação.
    Baixar eBook Link atualizado em 2017
    Talvez você seja redirecionado para outro site

    Citações de Confissões de um jovem romancista

    “as palavras, quando bem escolhidas, têm tamanha Força dentro delas que uma Descrição em geral nos oferece Ideias mais vívidas do que a Visão das Coisas em si”.

    Assim que um autor projeta determinado universo narrativo, as palavras fluem – e elas serão aquelas requeridas por esse universo específico.

    O texto é uma máquina preguiçosa que exige que os leitores façam a sua parte – ou seja, é um mecanismo concebido para suscitar interpretações

    Por outro lado, num poema ou num romance, a intenção é representar a vida em toda a sua incoerência. A intenção é pôr em cena uma série de contradições, tornando-as claras e pungentes.

    Cervantes, D. Quixote [1]

    Enfim, tanto ele [Dom Quixote] se engolfou nas suas leituras que lendo passava as noites de claro em claro e os dias de sol a sol; e assim, do pouco dormir e muito ler se lhe secaram os miolos, de modo que veio a perder o juízo. Encheu-se-lhe a fantasia de tudo aquilo que lia nos livros, tanto de encantamentos como de contendas, batalhas, desafios, ferimentos, galantarias, amores, borrascas e disparates impossíveis; e se lhe assentou de tal maneira na imaginação que era verdade toda aquela máquina daquelas soadas sonhadas invenções que lia, que para ele não havia no mundo história mais certa. Dizia que El Cid Ruy Díaz fora muito bom cavaleiro, mas que não se comparava ao Cavaleiro da Ardente Espada, que de um só revés partira ao meio dois feros e descomunais gigantes. E mais alto punha a Bernardo del Carpio, pois em Roncesvales dera morte a Rolando, o Encantado, valendo-se da indústria de Hércules em sufocar Anteu, o filho da Terra, entre seus braços.

    “Conheça o assunto, e as palavras irão fluir” –, ao passo que em poesia devemos mudar o ditado para “Conheça as palavras, e o assunto irá fluir”.

    eBooks por Umberto Eco

    Página do autor

    Relacionados com esse eBook

    Navegar por coleções eBooks similares