We love eBooks
    Baixar Contos reunidos pdf, epub, eBook
    Editora

    Contos reunidos

    Por Vladimir Nabokov
    Existem 15 citações disponíveis para Contos reunidos

    Sobre

    ?[Esta coletânea] leva o leitor mais perto de sua mágica (...) Os que conhecem Nabokov como um romancista, e se esqueceram de que também há o Nabokov contista, agora têm um precioso presente em suas mãos.? - Los Angeles Times Book Review

    ?[Os contos] oferecem uma visão surpreendente, límpida, do desenvolvimento de um escritor. (...) O efeito dessas felicidades em massa não é apenas viciante; elas apontam para a elegância do ouvido nabokoviano, para a extrema e desembaraçada estranheza de sua invenção, e os puros voos de sua criatividade.? ? The New Yorker


    Escritos entre os anos 1920 e 1950, os 68 contos selecionados para Contos reunidos, de Vladimir Nabokov ? sendo boa parte traduzida pela primeira vez no Brasil ?, mostram toda a riqueza imaginativa do escritor russo, sua inventividade estilística e a ironia que o colocam entre os grandes escritores de seu tempo.
    Nabokov nasceu num meio familiar de posses na Rússia pré-revolucionária e viu sua família perder todos os bens durante a revolta que derrubou o Czar Nicolau II, mudando os rumos do país no início do século XX. Seu destino imediato, como o de muitos de seus contemporâneos, foi emigrar. Em 1923, passou a residir em Berlim, onde permaneceu por mais de uma década. A grande maioria dos Contos reunidos foi escrita nessa fase, entre os anos 20 e 30, e apresenta uma face menos conhecida do notório romancista: a de cronista.
    São contos que vão das fábulas carregadas de emoção a relatos sobre perdas, de tom melancólico, que abordam questões trágicas da vida e a sobrevivência sem recursos em Berlim; das histórias cômicas de expatriados russos às impactantes recordações da infância. Lidos em sequência, os textos de Contos reunidos oferecem uma visão da genialidade de Nabokov e de sua habilidade de transformar a linguagem em um instrumento de êxtase.
    Baixar eBook Link atualizado em 2017
    Talvez você seja redirecionado para outro site

    Definido como

    Listados nas coleções

    Citações de Contos reunidos

    Acho que aí é que está o sentido da criação literária: retratar objetos ordinários como serão refletidos nos espelhos simpáticos dos tempos futuros; encontrar nos objetos em torno de nós a fragrante ternura que apenas a posteridade discernirá e apreciará nos tempos remotos quando cada coisinha de nossa vida cotidiana comum se tornará especial e festiva por seu próprio direito: a época em que um homem que vista o mais comum paletó de hoje estará pronto para uma elegante festa à fantasia.

    Todo silêncio é o reconhecimento de um mistério. Havia em você muita coisa que parecia misteriosa.

    Nesse momento, eu me dei conta da ternura do mundo, da profunda beneficência de todos os que me cercavam, do laço de plenitude entre mim e toda a criação, e me dei conta de que a alegria que eu tinha procurado em você não estava escondida apenas dentro de você, mas respirava por toda a minha volta,

    Eu me dei conta de que o mundo não representa absolutamente uma luta, ou uma sequência predatória de eventos fortuitos, mas tremulante plenitude, beneficente trepidação, uma bênção brindada a nós e não considerada.

    Embora eu possa fornecer provas documentais de nosso casamento, tenho certeza agora de que minha esposa nunca existiu.

    Tudo no mundo é bonito, mas o Homem só reconhece a beleza se a vê raramente ou de longe…

    “Quando contar a papai sobre este passeio, por favor não me interrompa nem me corrija. Talvez eu conte a ele coisas que não vimos. Várias pequenas maravilhas. Ele vai entender.”

    Estranho dizer, quanto mais feliz parecia nossa nova relação, mais forte eu sentia uma corrente subjacente de funda tristeza, mas continuei dizendo a mim mesmo que esse era um traço intrínseco de toda felicidade verdadeira.

    Como outros velhos antes de mim, descobri que as coisas próximas no tempo são aborrecidamente confusas, enquanto no fim do túnel há cor e luz.

    e eu caminhava num estado de puro alerta que parecia transformar todo o meu ser em um grande globo ocular rolando na órbita do mundo.

    e prefaciavam uma assinatura teoricamente imortal com um resmungar expressando idiota devoção a uma pessoa cuja própria existência era questão de completa indiferença para o missivista.

    Era exatamente essa delicada simplicidade que me protegia: para ela, tudo no mundo tinha uma espécie de clareza cotidiana, e me parecia até que ela sabia o que nos esperava depois da morte, de forma que não havia razão para discutirmos esse assunto.

    o que havia naquela ingênua donzelazinha para atrair e conservar a afeição de um poeta, mas meu Deus! como eu amava suas despretensiosas beleza, alegria, amizade, a vibração de pássaro de sua alma.

    Ser mulher tem suas vantagens, mas ser uma mulher que está envelhecendo é um inferno, se me perdoa a expressão.

    assim tudo no mundo se decanta e modula.

    eBooks por Vladimir Nabokov

    Página do autor

    Relacionados com esse eBook

    Navegar por coleções eBooks similares