We love eBooks

    DevOps na prática: entrega de software confiável e automatizada

    Por Danilo Sato
    Existem 5 citações disponíveis para DevOps na prática: entrega de software confiável e automatizada

    Sobre

    Entregar software em produção é um processo que tem se tornado cada vez mais difícil no departamento de TI de diversas empresas. Ciclos longos de teste e divisões entre as equipes de desenvolvimento e de operações são alguns dos fatores que contribuem para este problema. Mesmo equipes ágeis que produzem software entregável ao final de cada iteração sofrem para chegar em produção quando encontram estas barreiras. DevOps é um movimento cultural e profissional que está tentando quebrar essas barreiras. Com o foco em automação, colaboração, compartilhamento de ferramentas e de conhecimento, DevOps está mostrando que desenvolvedores e engenheiros de sistema têm muito o que aprender uns com os outros. Neste livro, Danilo Sato mostra como implementar práticas de DevOps e Entrega Contínua para aumentar a frequência de deploys na sua empresa, ao mesmo tempo aumentando a estabilidade e robustez do sistema em produção. Você vai aprender como automatizar o build e deploy de uma aplicação web, como automatizar o gerenciamento da infraestrutura, como monitorar o sistema em produção, como evoluir a arquitetura e migrá-la para a nuvem, além de conhecer diversas ferramentas que você pode aplicar no seu trabalho.


    Conheça todos os nossos livros em www.casadocodigo.com.br.
    Baixar eBook Link atualizado em 2017
    Talvez você seja redirecionado para outro site

    Citações de DevOps na prática: entrega de software confiável e automatizada

    pacotes, arquivos, usuários, grupos, serviços, trechos de script executável, dentre outros.

    É comum o uso de sistemas de controle de tickets para gerenciar a comunicação entre as equipes assim como a definição de acordos de nível de serviço (service-level agreements ou SLAs) para garantir que os tickets sejam processados e respondidos em um tempo adequado.

    Idempotência permite escrever código de infraestrutura de forma declarativa. Ao invés da instrução ser “instale o pacote X” ou “crie o usuário Y”, você diz “eu quero que o pacote X esteja instalado” ou “eu quero que o usuário Y exista”. Você declara o estado final desejado e quando a ferramenta executa, caso o pacote ou o usuário já existam, nada irá acontecer.

    As outras ferramentas especializadas têm uma característica importante, conhecida como idempotência: você pode executá-las diversas vezes seguidas com o mesmo código e elas mudarão apenas o que for necessário. Se um pacote já está instalado, ele não será reinstalado. Se um serviço já está rodando, ele não será reiniciado. Se o arquivo de configuração já possui o conteúdo correto, ele não será alterado.

    compilação do código, testes automatizados, empacotamento, criação de ambientes para teste ou produção, configuração da infraestrutura, migração de dados, monitoramento, agregamento de logs e métricas, auditoria, segurança, desempenho, deploy, entre outros.

    Relacionados com esse eBook

    Navegar por coleções eBooks similares