We love eBooks

    Do universo à jabuticaba

    Por Rubem Alves
    Existem 13 citações disponíveis para Do universo à jabuticaba

    Sobre



    Rubem Alves está de volta. Um dos vencedores do Prêmio Jabuti 2009, neste novo livro o autor reúne suas reflexões sobre os mais diversos assuntos como infância, amor, sexo, velhice e morte.

    São textos curtos e irreverentes que discutem temas tão cotidianos quanto polêmicos no mesmo ritmo que garantiu o sucesso de Ostra feliz não faz pérola, sua coletânea anterior.
    Baixar eBook Link atualizado em 2017
    Talvez você seja redirecionado para outro site

    Definido como

    Listados nas coleções

    Citações de Do universo à jabuticaba

    “Só fale se sua fala for melhorar o silêncio”. Se a sua fala não melhorar o silêncio, é preferível ficar calado, para que o silêncio seja ouvido.

    a vida há de ser colhida diariamente. Quem deseja economizar o hoje para o amanhã fica com a vida apodrecida nas mãos.

    Temos uma capacidade quase infinita de suportar a dor, desde que haja esperança.

    ”A cobra que não consegue livrar-se de sua casca morre. O mesmo acontece com os espíritos que são impedidos de mudar as suas opiniões; eles deixam de ser espírito.” (Nietzsche)

    A vida começa com uma chegada. Termina com uma despedida. A chegada faz parte da vida. A despedida faz parte da vida. Como o dia, que começa com a madrugada e termina com o sol que se põe. A madrugada é alegre, luzes e cores que chegam. O sol que se põe é triste, orgasmo final de luzes e cores que se vão. Madrugada e crepúsculo, alegria e tristeza, chegada e despedida: tudo é parte da vida, tudo precisa ser cuidado. A gente prepara, com carinho e alegria, a chegada de quem a gente ama. É preciso preparar também, com carinho e tristeza, a despedida de quem a gente ama. Noite e dia, silêncio e música, repouso e movimento, riso e choro, calor e frio, sol e chuva, abraço e separação, chegada e partida: são os opostos pulsantes que dão vida à vida. Chegada e despedida, vida e morte – não são inimigas; são irmãs…. Uma canção não existiria sem a palavra que a encerra. Sem a Morte, a Vida não existiria. A vida é, precisamente, uma permanente despedida…

    Caravelas não se fazem sem recursos econômicos. Mas recursos econômicos não fazem caravelas. Educação não se faz sem recursos econômicos. Mas recursos econômicos não fazem educação. É preciso o sonho. Recursos econômicos sem sonhos frequentemente dão à luz seres monstruosos…

    Ensinar é um exercício de imortalidade. De alguma forma, continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra. O professor, assim, não morre jamais…

    Todos os princípios éticos que possam ser inventados por teólogos e filósofos caem por terra diante desta pequena palavra: “amor”. Deus é amor.

    Albert Camus, numa frase bem curta, disse que, se ele fosse escrever um livro sobre ética, noventa e nove páginas estariam em branco e na última página estaria escrito “amor”.

    “Eu estou onde estou porque tudo que planejei deu errado…”.

    A Morte não é algo que nos espera no fim. É companheira silenciosa que fala com voz branda, sem querer nos aterrorizar, dizendo sempre a verdade e nos convidando à sabedoria de viver.

    PROMESSAS Promessas são palavras que se dizem para engaiolar o futuro. Dentro das promessas há sempre um pássaro engaiolado. Posso prometer atos: proteção, companhia, cuidado. Não posso prometer sentimentos. “Sei que vou te amar, por toda a minha vida eu vou te amar…” É lindo, mas não é verdade. Atos futuros podem ser prometidos. Sentimentos só podem ser cantados no presente.

    O sábio é um adulto com olhos de criança.

    eBooks por Rubem Alves

    Página do autor

    Relacionados com esse eBook

    Navegar por coleções eBooks similares