We love eBooks
    Baixar Epigenética: Como a ciência está revolucionando o que sabemos sobre hereditariedade pdf, epub, eBook
    Editora

    Epigenética: Como a ciência está revolucionando o que sabemos sobre hereditariedade

    Por Richard Francis
    Existem 8 citações disponíveis para Epigenética: Como a ciência está revolucionando o que sabemos sobre hereditariedade

    Sobre

    Primeira obra para leigos sobre o tema-chave do século XXI

    A ideia de que hábitos cotidianos e o ambiente em que vivemos podem alterar o "comportamento" dos genes sem modificar o código genético tem nome: epigenética.

    De maneira simples e a partir de casos do dia a dia, o escritor e pesquisador Richard C. Francis conta o que é esse novo campo da ciência que está revolucionando o conhecimento sobre a natureza e a hereditariedade - e que representa uma grande promessa para a medicina e a biologia.

    Entre casos curiosos e não menos estranhos figuram: a fome holandesa durante a Segunda Guerra Mundial; o jogador de beisebol José Canseco e os esteroides; George Washington e a criação de mulas; mulheres super X; gêmeos idênticos que não são idênticos; um gorila que não sabe ser bom pai; uma epidemia de obesidade; porquinhos-da-índia que não obedecem às leis de Mendel; e muito mais.

    "O potencial é desconcertante ... A era da epigenética chegou." Time

    "Sucinto e de grande valor ... Francis alcança seu melhor momento ao descrever conceitos abstratos dentro de um contexto histórico." Nature
    Baixar eBook Link atualizado em 2017
    Talvez você seja redirecionado para outro site

    Citações de Epigenética: Como a ciência está revolucionando o que sabemos sobre hereditariedade

    O controle da atividade dos genes numa célula é chamado de regulação gênica.

    os efeitos ambientais são sempre específicos para cada tipo de célula.

    Os genes epigeneticamente regulados podem ser identificados por marcações características que aparecem sob a forma de apêndices químicos específicos.

    A epigenética é o estudo de como são feitas e desfeitas essas ligações químicas de longa duração reguladoras dos genes.

    A palavra epigenética se refere a alterações persistentes do DNA que não envolvem mudanças na sequência em si.

    Do fato de que nascemos predispostos à obesidade, à homossexualidade ou seja lá ao que for não podemos inferir que exista um gene obeso, um gene gay ou qualquer outro tipo de gene. Como vimos no capítulo anterior, muitos de nós nascemos com uma predisposição a reações hiperativas ao estresse que não existia quando fomos concebidos. Tal predisposição se desenvolve no útero materno como resultado de processos epigenéticos. O mesmo pode valer para a obesidade e para os distúrbios a ela associados em pessoas como Paradorn.

    O tratamento com glicocorticoides sintéticos imita os efeitos do estresse materno. Quando fica estafada, a futura mãe produz mais cortisol que o produzido em situação normal. Parte desse hormônio atravessa a placenta, atingindo o feto. Os níveis elevados de cortisol a que o feto está submetido alteram de maneira permanente os ajustes de seu eixo do estresse, tornando-o mais sensível e reativo a posteriores eventos estressantes. Essas alterações permanentes muitas vezes são chamadas de programação HPA ou por glicocorticoides.7 Aqui, me referirei a elas simplesmente como “predisposição ao estresse”.

    As mulheres são agraciadas com dois cromossomos X, um de cada um dos pais. Os homens, por outro lado, herdam apenas um cromossomo X – recebido da mãe –, além do minúsculo cromossomo Y do pai. Assim, no sexo masculino, qualquer mutação recessiva no cromossomo X materno funciona na prática como dominante e causa problemas. Portanto, essas mutações recessivas afetam muito mais homens que mulheres. A deficiência masculina no que diz respeito ao cromossomo X decerto é uma das razões pelas quais, em qualquer fase da vida ou estágio do desenvolvimento, desde antes do nascimento até a senilidade, o índice de mortalidade é maior para os homens do que para as mulheres.2

    Relacionados com esse eBook

    Navegar por coleções