We love eBooks

    IMPLICAÇÕES ESPIRITUAIS E CIENTÍFICAS NO DESENVOLVIMENTO HUMANO

    Por João Fernandes da Silva Júnior

    Sobre

    Sabemos que o conflito entre os seres humanos e a tecnologia teve sua origem logo depois da Revolução Científica, ocorrida no Século XVI, na Europa. Até então, ao mesmo tempo em que os seres humanos buscavam o entendimento acerca dos múltiplos segredos da Natureza, temiam o enfrentamento do desconhecido e, também, ter de se depararem com alguma coisa que poderiam não conseguir solucionar de imediato.
    Por atavismo, o sobrenatural era à base desse temor, afinal de contas, durante milhares de anos a religião católica havia insuflado na mentalidade de seus adeptos o pavor dos caldeirões ferventes do inferno, dos demônios e suas muitas armadilhas e, do sobrenatural.
    Caso alguém, naqueles tempos acendesse um ? improvável e desconhecido ? palito de fósforo, seria imediatamente considerado um bruxo, e acabaria sendo torrado em uma fogueira em praça pública, ouvindo os impropérios da população.
    Antes do surgimento da Revolução Científica o sobrenatural dominava os ?eventos inexplicáveis?, ou seja, tudo aquilo que os homens não sabiam determinar a origem era, fatalmente, ?coisa do diabo? e, portanto, passível de punição por parte da Igreja.
    Todo esse desconhecimento acerca de tudo pode ter causado uma evolução sendo processada de maneira bem lenta.
    O medo imperava e a maioria das leis naturais não era conhecida, sendo incorporada ao extenso conjunto de efeitos fantásticos originados por seres das sombras...
    As informações disponíveis sobre as causas dos fenômenos naturais eram bastante imprecisas e mescladas com crendices, superstições, etc., dificultando o entendimento e estagnando o pensamento.
    O resultado imediato de todos esses acontecimentos, era, como não poderia deixar de ser, uma estabilidade nos costumes, nas profissões e, na própria estrutura da sociedade. Com isso, de uma geração para outra as mudanças eram quase imperceptíveis. Era mantido o pouco que se sabia sobre as coisas e, os avanços eram bem pequenos, e, até mesmo, ocultados da população por meio da ação punitiva dos inquisidores.
    Veio a Revolução Científica, e com ela houve uma mudança de atitude perante o que não era conhecido em profundidade. Deu-se, então, um interesse maior em se tentar penetrar nos segredos da Natureza. Aquilo que era tido como misterioso ou sobrenatural foi perdendo terreno diante dos avanços na construção do saber humano.
    Segundo acreditamos, uma das possíveis razões de o Espiritismo só ter surgido em meados do Século XIX foi a necessidade, real e indiscutível, de a Ciência já se encontrar suficientemente desenvolvida para conseguir interpretar todo o saber doutrinário apresentado pelos seres invisíveis.
    Havia algo racional ensinado aos homens sobre Deus, o Universo, os mistérios da vida e da morte, a mediunidade, e muito mais.
    As materializações podiam ser observadas pelos meticulosos pesquisadores; as comunicações psicográficas recebidas em plena escuridão traziam dissertações tão abrangentes e elevadas que não podiam ser imputadas aos médiuns que as escreviam. Os fenômenos espirituais eram somente uma parte ? até então não imaginada ? dos eventos naturais.
    Os cientistas tiveram diante deles um horizonte mais amplo e direcionado para o Alto.
    Da mesma forma que o saber humano fora ampliado após a Revolução Científica, a ?Revolução Espiritual? trouxe uma nova maneira de se encarar a vida e seus reais horizontes.
    Com novos aparelhos de pesquisa, com a aplicação da metodologia empírica, etc., a vida em sociedade foi melhorada em muitos detalhes: mais saúde e alimentação produzida em maior escala para a população, e com a melhora das condições de vida, as pessoas passaram a viver mais tempo.
    Baixar eBook Link atualizado em 2017
    Talvez você seja redirecionado para outro site

    eBooks por João Fernandes da Silva Júnior

    Página do autor

    Relacionados com esse eBook

    Navegar por coleções