We love eBooks

    Informática passo a passo para Concursos Públicos

    Por Renata Miyagusku
    Existem 15 citações disponíveis para Informática passo a passo para Concursos Públicos

    Sobre

    Com o objetivo de auxiliar o leitor na preparação para concursos públicos que envolvem questões sobre informática, este livro contém uma organização de diversos assuntos relacionados que estão sempre presentes nos editais e nas provas, independente da área ou nível da vaga. Seu conteúdo inclui: Hardware; Sistemas Operacionais; Redes; Lógica e Linguagens de Programação; Projeto e Desenvolvimento de Websites; Bancos de Dados; Engenharia de Software; Segurança Digital; Simulado com testes comentados.
    Baixar eBook Link atualizado em 2017
    Talvez você seja redirecionado para outro site

    Definido como

    Citações de Informática passo a passo para Concursos Públicos

    Uma placa-mãe é chamada on-board quando vem acompanhada por alguns componentes (como placa de vídeo, rede e/ou som) já nela acoplados e off-board quando não possui tais componentes, exigindo que eles sejam adquiridos separadamente.

    0 chipset é uma placa formada por diversos circuitos que trabalham em conjunto com a placa-mãe e garantem seu funcionamento adequado.

    A velocidade do processador é medida em ciclos denominados clocks e a unidade é o Hz (MHz, GHz etc.).

    os dados vindos do computador de origem são repassados somente ao computador de destino, pois ele cria um tipo de canal exclusivo entre origem e destino e elimina a obrigação de ter um computador como “servidor”, dando autonomia a cada máquina ligada aoswitch.

    • Lógica: define o sistema de arquivos, dependendo do sistema operacional que será instalado no HD. 0 Windows, por exemplo, aceita os sistemas FAT e NTFS. Já o Linux aceita outros tipos de sistema de arquivos, como o ext3 e o ReiserFS.

    A placa-mãe, como o próprio nome diz, é o componente principal do computador, responsável por conectar todos os outros componentes e prover a comunicação entre eles.

    0 padrão SATA (SerialAdvanced TechnologyAttachment) é uma tecnologia para discos rígidos que surgiu no mercado no ano 2000 para substituir a tradicional interface PATA. Por possuir uma transferência de dados serial, praticamente não apresenta o problema dos ruídos que ocorre na interface PATA, pois seu cabo de conexão ao computador possui apenas quatro vias e, também, é blindado. HDs com essa interface não necessitam dejumpers para identificar o disco primário (master) ou secundário (slave), pois cada dispositivo usa um único canal de transmissão (o PATA permite até dois dispositivos por canal), atrelando sua capacidade total a um único HD.

    A interface PATA faz transferência de dados de forma paralela, ou seja, transmite vários bits por vez, como se estes estivessem lado a lado. Apesar desse padrão de transferência parecer rápido, ele possui um problema conhecido como “ruído”, que consiste na perda de dados ocasionada por interferências. Alguns recursos são empregados para resolver esse problema, como a utilização de um cabo IDE (cabo que conecta o HD à placa-mãe) com 80 vias, ao invés dos tradicionais cabos com 40 vias, fazendo com que as vias extras atuem como uma espécie de proteção contra ruídos.0 padrão PATA tem sua velocidade de transmissão de dados limitada por causa do ruído e possui uma taxa de transferência de cerca de 133 MB por segundo.

    Memória SDRAMSDRAM é a sigla para Synchronous Dynamic Random Access Memory e consiste em um tipo de memória que permite a leitura, ou armazenamento, de dois dados por vez (ao invés de um por vez, como na tecnologia anterior). A memória SDRAM opera em freqüências mais altas, variando de 66 MHz a 133 MHz, e utiliza o encapsulamento DIMM.

    EPROM (Electrically Programmable Read Only Memory): tipo de memória ROM geralmente utilizado para armazenar a BIOS do computador. A tecnologia EPROM permite a regravação de seu conteúdo somente com equipamentos especiais;

    0 padrão SVGASVGA é a sigla para Super Video Graphics Array e consiste em uma evolução do VGA. Atualmente, o SVGA é o padrão encontrado em praticamente todas as placas de vídeo, podendo representar diversas resoluções, como, por exemplo, as de 800X600 e 1024X768, suportando até padrões de cores com 32 bits.

    Vale lembrar que cores de até 65.536 são chamadas hi color. Acima de 16.777.216 chamamos de true color.

    A resolução consiste no conjunto de linhas e colunas formado por pixels (ou pontos) na tela do monitor. Dessa forma, uma resolução800X600 significa 800 pixeis horizontais (linhas) e 600 verticais (colunas). Como conseqüência, quanto maior a quantidade de pixels, melhor será a definição da imagem na tela.

    SwitchSwitch é um equipamento muito semelhante ao hub no que diz respeito a interligar computadores, mas com uma grande diferença: os dados vindos do computador de origem são repassados somente ao computador de destino, pois ele cria um tipo de canal exclusivo entre origem e destino e elimina a obrigação de ter um computador como “servidor”, dando autonomia a cada máquina ligada aoswitch. Da mesma forma que o hub, um switch pode ter várias portas. Problemas de colisão de pacotes de dados podem ocorrer quando dados enviados por máquinas diferentes são endereçadas ao mesmo destino.

    • Monitores TFT (Thin Fi/m Transistor): é o tipo de monitor utilizado nos notebooks. Essa tecnologia caracteriza-se pela aplicação de transistores em cada pixel, permitindo que cada um recebatensões diferentes e utilize altas resoluções. Sua fabricação é bastante complexa e não é raro encontrar monitores novos com pixels que não funcionam (dead pixeis). Essa tecnologia também é muito utilizada em conjunto com o cristal líquido, e, nesse caso, recebe o nome TFT-LCD (LCD com Matriz Ativa).

    eBooks por Renata Miyagusku

    Página do autor

    Relacionados com esse eBook

    Navegar por coleções