We love eBooks
    Baixar Lolita pdf, epub, eBook
    Editora

    Lolita

    Por Vladimir Nabokov
    Existem 13 citações disponíveis para Lolita

    Sobre

    ?A única história de amor convincente de nosso século.? Vanity Fair
    ?Num primeiro momento, a conselho de um velho e calejado amigo, tive a humildade de estipular que o livro deveria ser lançado anonimamente. Duvido que eu jamais vá me arrepender de pouco depois, percebendo o quanto a máscara tenderia a trair minha causa, eu ter decidido assinar Lolita?, escreve o autor no posfácio Um livro intitulado Lolita. No texto, escrito em 1956 para a edição americana, Nabokov faz esta e outras reflexões sobre sua motivação para escrever Lolita, a gênese da obra, a dificuldade para publicá-la e sua polêmica repercussão.


    Lolita é um dos mais importantes romances do século XX. Polêmico, irônico, tocante, narra o amor obsessivo de Humbert Humbert, um cínico intelectual de meia-idade, por Dolores Haze, Lolita, 12 anos, uma ninfeta que inflama suas loucuras e seus desejos mais agudos. A obra-prima de Nabokov, agora em nova tradução, não é apenas uma assombrosa história de paixão e ruína. É também uma viagem de redescoberta pela América; é a exploração da linguagem e de seus matizes; é uma mostra da arte narrativa em seu auge.

    Nabokov compôs a maior parte do manuscrito ? que ele mesmo chamou de ?bomba-relógio? ? entre 1950 e 1953. Nos dois anos seguintes, ouviu recusas de cinco editoras norte-americanas (?pura pornografia?, disse-lhe uma). Em 1955, foi finalmente aceito por uma obscura editora francesa, a Olympia Press.

    O livro inicialmente não foi bem-recebido; uma revista pensou em publicar trechos, mas foi desaconselhada por advogados. No início de 1956, sua sorte mudou. Graham Greene havia colocado Lolita entre os melhores livros de 1955 numa edição do Sunday Times. A repercussão cresceu; em agosto de 1958, foi finalmente publicado nos EUA. Em setembro, alcançou o primeiro lugar na lista de mais vendidos. O sucesso faria com que Nabokov deixasse de dar aulas para viver apenas de sua literatura.
    Baixar eBook Link atualizado em 2017
    Talvez você seja redirecionado para outro site

    Citações de Lolita

    Ficou gradualmente claro para minha convencional Lolita, ao longo de nossa coabitação singular e bestial, que mesmo a mais miserável das vidas em família era melhor que aquela paródia de incesto que, a longo prazo, era o melhor que eu podia oferecer àquela criança perdida.

    O espiritual e o físico tinham-se mesclado em nós com uma perfeição que não há como explicar para os jovens de hoje, tão crus e prosaicos com seus cérebros padronizados.

    Senhoras e senhores do júri, a maioria dos criminosos sexuais que anseiam por alguma relação latejante, envolta em doces gemidos, física mas não necessariamente coital, com uma menina, é de homens estranhos e inócuos, inadequados, passivos e acanhados, que só esperam da comunidade que lhes permita prosseguir com seu comportamento tido como aberrante mas praticamente inofensivo, seus pequenos, quentes e úmidos atos secretos de desvio sexual, sem que a polícia e a sociedade caiam sobre eles. Não somos monstros sexuais! Não estupramos, como tantos soldados estupram.

    Mentalmente, descobri que era uma menina repulsivamente convencional.

    A mudança de ares é falácia consagrada em que acabam acreditando os amores, e pulmões, condenados.

    Alguém me contou mais tarde que ela fora apaixonada por meu pai, e que ele se dera à leviandade de aproveitar-se dela num dia de chuva e esquecer-se de tudo assim que o tempo melhorou.

    Era a ela que os anúncios se dirigiam: a consumidora ideal, sujeito e objeto de todo cartaz da estrada.

    Assim, X jamais haverá de compor a música imortal tão diversa das sinfonias de segunda com que nos acostumou. Y jamais cometerá um homicídio. E em circunstância alguma Z haverá de nos trair. Temos tudo bem-arrumado na mente e, quanto menos vemos uma certa pessoa, mais reconfortante nos é verificar o quanto ela segue conformada à ideia que dela temos, cada vez que nos chegam notícias suas.

    Eu herdara a arma do falecido Harold Haze, acompanhada de um catálogo de 1938 que afirmava alegremente num trecho: “Especialmente adequada para o uso no lar e no automóvel, bem como na pessoa.” E lá estava ela, pronta para o emprego em pessoa ou pessoas, carregada e engatilhada com a trava em posição de segurança para prevenir qualquer disparo acidental. Devemos nos lembrar de que uma pistola é o símbolo freudiano do membro central do pai primevo.

    A fim de tentar romper com um padrão do destino em que eu me sentia obscuramente emaranhado, eu decidira — a despeito da visível contrariedade de Lo — passar mais uma noite na Chestnut Court; despertando definitivamente às quatro da manhã, verifiquei que Lo ainda estava profundamente adormecida (a boca aberta, numa espécie de espanto mudo diante da vida curiosamente sem sentido que arquitetáramos para ela) e me certifiquei de que o precioso conteúdo da “luizetta” estava a salvo. Ali, cuidadosamente envolta num cachecol de lã branca, residia uma pistola automática: calibre .32, pente com capacidade para oito cartuchos, comprimento de pouco menos de um nono da altura de Lolita, cabo de nogueira trabalhada, acabamento azulado. Eu herdara a arma do falecido Harold Haze, acompanhada de um catálogo de 1938 que afirmava alegremente num trecho: “Especialmente adequada para o uso no lar e no automóvel, bem como na pessoa.” E lá estava ela, pronta para o emprego em pessoa ou pessoas, carregada e engatilhada com a trava em posição de segurança para prevenir qualquer disparo acidental. Devemos nos lembrar de que uma pistola é o símbolo freudiano do membro central do pai primevo.

    Para mim, uma obra de ficção só existe na medida em que me proporciona o que chamarei sem rodeios de prazer estético, isto é, a sensação de que de algum modo, em algum lugar, está conectada a outros estados da existência em que a arte (a curiosidade, a gentileza, o êxtase) é a norma.

    E agora eu dirigia sob a chuva densa do dia moribundo, os limpadores de para-brisa em plena ação mas incapazes de dar conta das minhas lágrimas.

    Humbert era perfeitamente capaz de relações carnais com Eva, mas era Lilith que ele desejava. O

    eBooks por Vladimir Nabokov

    Página do autor

    Relacionados com esse eBook

    Navegar por coleções eBooks similares