We love eBooks

    Maculada Odete

    Por Rogério Sacchi de Frontin

    Sobre

    Leopoldo e Luana, de famílias tradicionais e bem posicionadas, casam-se no Rio de Janeiro. Por insistência da noiva, a contragosto da família, eles seguem para Miguel Pereira, região serrana fluminense, passar a lua de mel. Eles vão conhecer o lugar onde os antepassados de Leopoldo tiveram uma fazenda de café no Séc. XIX, vendida pouco antes da grande crise de 1929.
    A partir daí, o que parecia previsível, revela-se surpreendente. Assustadoramente, surpreendente.
    - Não haverá filhos, nem netos. Não haverá mais família, nomes ou sobrenomes.



    Um talento herdado de nossos antepassados

    Vera Lúcia Follain de Figueiredo - Doutora e Mestre em Literatura, ensaísta e escritora/ Professora da Pontifícia Universidade Católica - PUC-RJ

    O leitor que se prepare: a partir do momento em que iniciar a leitura deste livro não conseguirá interrompê-la. Será tomado por uma certa inquietação que a serenidade do narrador, seu tom plácido e meio evasivo, não justifica, mas também não aplaca. Percorrerá as páginas, conduzido por uma escrita fina e elegante, que flerta com gêneros narrativos diversos, sem desposar completamente nenhum deles, evocando a biografia, a crônica urbana de costumes, o suspense e o fantástico. Como se estivesse assistindo a um filme, cortes precisos na sequência narrativa o transportarão de um ambiente para outro, de um tempo para outro no interior do mundo ficcional, assim como ficará a seu encargo costurar os fios do enredo que a estratégia de montagem das cenas deixou propositalmente em suspenso.
    (...)
    O romance de Rogério Sacchi de Frontin nos lembra que, no caso dos descendentes das famílias abastadas brasileiras, buscar o passado pode significar se deparar com crimes ancestrais, com culpas não expiadas. Virá daí, de uma identificação imprevista com os belos protagonistas, que poderiam ser personagens de uma novela televisiva, aquela inquietação que, desde as primeiras linhas do texto, nos assalta? Pouco a pouco, o que foi recalcado pelas narrativas do poder vai emergindo da narrativa do autor, como um espectro cuja aparição inesperada torna-se assustadora. O mito se vinga da História, fazendo o tempo linear e irreversível voltar sobre seus passos, o pensamento mágico se vinga da lógica racional a serviço da dominação, e o relato desliza da voz do branco para a voz do negro.
    (...)
    Assim, entre a juventude dourada que desfruta os luxos na cidade grande e o mundo rural que garantiu a riqueza de seus ?nobres? antepassados existe um elo perdido que a narrativa faz questão de recuperar: o utilitário de luxo que conduz o jovem casal criado na Zona Sul do Rio de Janeiro, pela estrada de terra, em sua viagem de lua de mel, derrapa nos trilhos de madeira de um mata-burro escondido pelo matagal. São as ruínas da história que se fazem presentes e bloqueiam o caminho para o futuro daqueles que perpetuariam a visão da história homogênea e vazia dos vencedores. O tempo retilíneo do progresso é interrompido para que o casal possa ouvir outra narrativa, voltada para o passado, a do mito: narrar é ?um talento herdado de nossos antepassados?, dirá, então, a mulher negra que os acolhe.
    Num momento de declínio da estética modernista, de exaustão das propostas radicais das vanguardas, a ficção do autor recua no tempo para confrontar o presente com o passado, reatando fios partidos. A literatura, arte da escrita, torna-se lugar de resgate das vozes silenciadas e delas retira sua força, mantendo-se viva. Viva, porque conquista os leitores, e viva, porque embaralha territórios, instaurando uma saudável desordem. A escrita de Rogério incorpora histórias que também são ruínas ? como os cacos de parede da casa grande das fazendas de café, objeto da nostalgia da classe dominante urbana ? mas que são vestígios de um mundo outro, subterrâneo, a espreitar o leitor do livro como fantasma vindo de um passado que muitos prefeririam esquecer.
    Baixar eBook Link atualizado em 2017
    Talvez você seja redirecionado para outro site

    Definido como

    Listados nas coleções

    eBooks por Rogério Sacchi de Frontin

    Página do autor

    Relacionados com esse eBook

    Navegar por coleções eBooks similares