We love eBooks
    Baixar Manipueira: Contos do Juazeiro do Padre Cícero pdf, epub, eBook
    Editora

    Manipueira: Contos do Juazeiro do Padre Cícero

    Por Fran Martins

    Sobre

    Estes contos cearenses, recolhidos alguns do folclore do Juazeiro do Cariri, foram escritos apenas com o intuito de demostrar que, no Ceará, além do ?ciclo da seca?, existem várias fontes literárias dignas de exploração. E tanto assim é que, como prova, pretendemos estudar aqui, sob as suas diversas modalidades, dentre muitos, o tipo do romeiro ? sanguinário, fatalista ou sentimental ?, mas sempre sertanejo inculto e forte, que transpõe Estados, atravessa capoeiras virgens e tabuleiros sem fim, debaixo de um sol escaldante e lutando contra dificuldades inauditas, com o único fito de receber a bênção do Padre Cícero ou agradecer os favores obtidos, por Sua intercessão, junto ao Reino Celeste.
    Em quase todos, vai citado o nome do afamado sacerdote, cuja figura se tornou legendária para a mentalidade matuta do Nordeste. Decorrem no Juazeiro por lá se encontrarem os maiores fanáticos, que, quase sempre, brigam, se alguém ousa contestar que o Patriarca não é filho da ?Mãe das Dores?, ou assassinam perversamente os que duvidam dos Seus poderes especiais para remir todas as culpas e praticar os ?milagres? mais absurdos...
    ***
    Mas, afinal, que vem a ser manipueira?
    Os habitantes do sertão dão esse nome a um líquido que escorre da mandioca, na preparação da farinha.
    É alva, parece saborosa. Todavia, os que a vêm, pela primeira vez, fazem dela conceito errôneo, pois a manipueira não corresponde, em realidade, à impressão deliciosa que de começo suscita. Ingerindo, verifica-se ser por demais perigosa, envenenando ou embriagando completamente.
    Não sei se calha bem, mas achei grande semelhança entre a manipueira e o romeiro juazeirense. Como aquela, o romeiro, à primeira vista, engana, causando até piedade. Penetrando-lhe, porém, no íntimo, descobre-se que o aspecto pacífico do mendigo encerra uma alma insidiosa, cheia de crenças e superstições, capaz de matar pelo patrão que paga uma ninharia ou morrer por uma só sílaba dubitativa saída, inadvertidamente, dos lábios de Padre Cícero.
    Ceará, março, 1933.
    Fran Martins.

    Baixar eBook Link atualizado em 2017
    Talvez você seja redirecionado para outro site

    Definido como

    Listados nas coleções

    eBooks por Fran Martins

    Página do autor

    Relacionados com esse eBook

    Navegar por coleções eBooks similares