We love eBooks

    Maria Francisca de Sabóia – Uma princesa entre dois reis de Portugal

    Por Diana de Cadaval

    Sobre

    As mãos estão fechadas em posição de oração. Recolhida no Convento da Esperança, Maria Francisca de Sabóia suplica a Deus que a proteja, olhe por si neste momento de aflição e lhe perdoe os seus mais terríveis pecados. Está em marcha, na corte portuguesa, um plano imparável e de consequências imprevisíveis. E ela é a personagem principal desta história de intriga, desamor e traição.

    A decisão estava tomada. Não poderia voltar atrás. Terminaria o casamento com D. Afonso VI, rei de Portugal, um homem deformado, gordo, de personalidade irada que nunca a havia procurado no leito conjugal. O próximo passo deste plano minuciosamente traçado seria pedir a Roma, com a ajuda do seu bom amigo e conselheiro, o duque de Cadaval, a anulação deste casamento falso que a havia tornado infeliz durante um ano e meio. Por fim, deposto o marido, casaria com o infante D. Pedro, seu cunhado, e assim veria concretizados os seus desejos de poder. Uma afronta nunca antes vista, um pecado que pedia, sem piedade, o castigo divino. Mas Maria Francisca de Sabóia não havia nascido para ser um fantoche. Nasceu para ser rainha. Contudo, a vida reservava-lhe ainda algumas surpresas.

    Depois do enorme sucesso de Eu, Maria Pia, Diana de Cadaval regressa à escrita com um romance que nos leva até à corte portuguesa do século xvii, num momento em que a ameaça espanhola é uma realidade, para nos contar a história de Maria Francisca de Sabóia, uma princesa francesa que, aos 20 anos, se torna rainha e protagoniza um dos episódios mais curiosos da História de Portugal.

    Diana, duquesa de Cadaval, nasceu em Genebra, na Suíça, e vive actualmente em Portugal, entre o Estoril e Évora.
    Formou-se em Comunicação Internacional na Universidade Americana de Paris e trabalhou na leiloeira Christie's, em Londres.

    Tem a seu cargo a actividade cultural do Palácio Cadaval, em Évora, o berço da família ducal há mais de seis séculos. Da agenda do palácio destaca-se o Festival Évora
    Clássica - desde 1994, hoje um Festival de Músicas do Mundo -, as mostras anuais de Arte Contemporânea e o Museu e a Igreja, abertos ao público e um dos pólos de atracção da capital alentejana. Com o marido, o príncipe Charles-Philippe d'Orléans, duque d'Anjou, Diana de Cadaval tem participado em missões humanitárias na Etiópia, Camboja, Sérvia e Egipto.

    Publicou com grande sucesso Eu, Maria Pia, em 3.ª edição, com A Esfera dos Livros. Neste livro, a autora traça ainda o retrato do 1.º duque de Cadaval, que desempenhou um papel fundamental como conselheiro e fiel amigo de D. Maria Francisca, e do qual é descendente em linha directa, sendo 11.ª titular de um dos mais prestigiados ducados portugueses.

    Baixar eBook Link atualizado em 2017
    Talvez você seja redirecionado para outro site

    Definido como

    Relacionados com esse eBook

    Navegar por coleções