We love eBooks

    Medéia: Uma tragédia grega

    Por EURÍPIDES
    Existem 5 citações disponíveis para Medéia: Uma tragédia grega

    Sobre

    A consagrada tradução do especialista em grego, Mário da Gama Kury

    Depois de vencer provas sobrehumanas com a ajuda dos poderes mágicos de Medéia, Jáson a toma como esposa e foge para Corinto. Lá eles vivem felizes por 10 anos e têm dois filhos. Até que Jáson se apaixona pela princesa de Corinto e rejeita Medéia. Determinada a se vingar, Medéia decide punir o marido matando seus próprios filhos e a princesa, condenando Jáson a envelhecer sem esposa e sem filhos.
    Uma das mais conhecidas peças de Eurípides, Medéia é considerada uma obra-prima do teatro trágico.
    Baixar eBook Link atualizado em 2017
    Talvez você seja redirecionado para outro site

    Definido como

    Listados nas coleções

    Citações de Medéia: Uma tragédia grega

    Outro aspecto digno de menção é que os erros de Medéia e de Jáson, ao contrário do que acontece na maioria das tragédias gregas, são devidos a seus próprios atos, e ambos não os atribuem ao destino ou a algum deus vingador. Eurípides, por via de Medéia, exprime a vida humana em termos de humanidade e de livre escolha do bem e do mal.

    A peça evolui de uma Medéia abatida pelo repúdio do marido, esposa traída que definhava no leito e nem sequer levantava as pálpebras para abrir os olhos, aparentemente conformada com a sorte, para uma mulher animada por um terrível desejo de vingança e extermínio, que não se detinha diante do infanticídio, como vindita extrema para o aniquilamento completo do marido perjuro.

    Ah! Zeus! Por que deste às criaturas humanas recursos para conhecer se o ouro é falso, e não puseste no corpo dos homens marcas que nos deixassem distinguir os bons dos maus?

    Se se pudesse ter de outra maneira os filhos20 não mais seriam necessárias as mulheres e os homens estariam livres dessa praga!

    Assim, entendo que alguém, se além de mau é hábil no falar merece punição ainda mais severa, pois confiado no poder de seus discursos para ocultar os maus desígnios com palavras 670 bonitas, não receia praticar o mal.

    eBooks por EURÍPIDES

    Página do autor

    Relacionados com esse eBook

    Navegar por coleções eBooks similares