We love eBooks

    Metanóia e meia-idade: Trevas e Luz (Psicologia e espiritualidade)

    Por Dulcinéa da Mata Ribeiro Monteiro
    Existem 5 citações disponíveis para Metanóia e meia-idade: Trevas e Luz (Psicologia e espiritualidade)

    Sobre

    Idade, pluralidade, meia idade, envelhecimento, velhice... Quantas significações, mistérios, mitos e preconceitos! Numa sociedade cada vez mais impregnada pelos valores da eterna juventude, como envelhecer? Como disse Jung, as perdas são sinais que a vida nos dá de que somos seres de passagem. Mas atualmente parece eternos e eternamente jovens, porém não há como reverter tal situação; pelo menos por enquanto, todos nós envelhecemos - bem ou mal, esta é a única opção que nos cabe ter. Cada vez mais, se faz necessário assumir a realidade da passagem dos anos com seus prós e contras, com seu glamour e seus questionamentos, que Jung denomina metanoia.

    Baixar eBook Link atualizado em 2017
    Talvez você seja redirecionado para outro site

    Citações de Metanóia e meia-idade: Trevas e Luz (Psicologia e espiritualidade)

    Jung (vol. 8/2) denominou metanóia – mudança de mentalidade, transformação da mente além do mental, reorientação do eixo vital, do sentido da vida ou conversão.

    “Eu tirei o máximo de mim mesmo. Esta é a melhor vitória que se pode desejar.”

    Metanoein significa mudar a maneira de pensar, sair para outro nível de consciência ou de atitude mental. Jung anunciou a necessidade de mudanças, de expansão da consciência ao longo da vida, sempre ligada às demandas externas tanto quanto às internas e do inconsciente. A esta realidade transformacional, de encontro com a própria potencialidade intrínseca, chamou de Processo de Individuação.

    O ressentimento pode ser considerado como o cupim da alma, vai corroendo, corroendo por dentro e deixando um grande vazio no viver.

    Vivem um narcisismo negativo, como que na antecâmara da morte. Geralmente, tais pessoas, ao longo de suas vidas, abriram mão de si mesmas, de seus desejos e sonhos em prol de outros (marido, filhos…), viveram dominadas pelo apego e dedicação exclusiva a pessoas, a coisas, e isto normalmente gera a necessidade do reconhecimento, que é muito difícil de concretizar. A conseqüência inevitável é o crescimento da tristeza e do ressentimento.

    Relacionados com esse eBook

    Navegar por coleções