We love eBooks
    Baixar Meus documentos pdf, epub, eBook
    Editora

    Meus documentos

    Por Alejandro Zambra
    Existem 8 citações disponíveis para Meus documentos

    Sobre



    ?Meu pai era um computador e minha mãe uma máquina de escrever?, diz Alejandro Zambra nas primeiras páginas deste livro de contos, que bem pode ser lido como um romance, ou como onze novelas arquivadas na pasta Meus documentos do computador. Às vezes parece ser um mesmo personagem quem fala, que recorda suas desventuras como estudante e professor, ou que registra sua mal-humorada tentativa de largar o cigarro. Com a fina ironia e a precisão já habituais, com humor e melancolia, alento lírico e às vezes com raiva, Alejandro Zambra traça a anódina existência de alguns homens que se apegam a uma antiga ideia de masculinidade, ou de alguns seres que apostam suas últimas fichas no amor. A incessante busca do pai, a obsolescência de objetos e de sentimentos que pareciam eternos, o desencanto dos jovens da geração de transição, a impostura como única forma de criar raízes, a legitimidade da dor, são alguns dos temas que cruzam este livro.

    ?Se você irá ler Zambra, algo que você deve fazer, não leia apenas Meus documentos: leia tudo o que ele já escreveu?
    The Guardian

    ?A melhor coletânea de contos dos últimos vinte anos.?
    World Literature Today

    ?Alejandro Zambra [...] desperta e premia o desejo de continuar a escuta.?
    Times Literary Supplement
    Baixar eBook Link atualizado em 2017
    Talvez você seja redirecionado para outro site

    Definido como

    Listados nas coleções

    Citações de Meus documentos

    Parei de fumar por causa das enxaquecas, mas talvez não tenha sido o motivo principal. Acontece que sou covarde e ambicioso. Sou tão covarde que quero viver mais. Que coisa mais absurda, realmente: querer viver mais. Como se eu fosse, por exemplo, feliz.

    um escritor é alguém que escreve, bem ou mal mas escreve, pouco ou muito mas escreve, assim como um assassino é alguém que mata, uma ou várias pessoas, um desconhecido ou o próprio pai, mas mata.

    Resolvi renunciar ao cargo e naquele mesmo instante deixei de ser católico. Suponho que então também o sentimento religioso começou a se extinguir de todo. Nunca tive, em todo caso, esses devaneios racionais sobre a existência de Deus, talvez por depois ter começado a crer, de maneira ingênua, intensa e absoluta, na literatura.

    Compreendi que uma maneira eficaz de pertencer era ficar calado. Entendi ou comecei a entender que as notícias ocultavam a realidade, e que eu era parte de uma multidão conformista e neutralizada pela televisão.

    Nunca tive, em todo caso, esses devaneios racionais sobre a existência de Deus, talvez por depois ter começado a crer, de maneira ingênua, intensa e absoluta, na literatura.

    Meu pai era um computador, minha mãe, uma máquina de escrever. Eu era um caderno vazio e agora sou um livro.

    De agora em diante, a cada duas semanas, o menino passaria alguns dias com o gato. Deram-lhe o nome de Pedro e depois, quando descobriram que na verdade era uma gata e estava prenha, Pedra.

    Talvez eu possa colocar desta maneira: meu pai era um computador e minha mãe, uma máquina de escrever.

    eBooks por Alejandro Zambra

    Página do autor

    Relacionados com esse eBook

    Navegar por coleções eBooks similares