We love eBooks

    O belo autônomo: Textos clássicos de estética

    Por Rodrigo Duarte
    Existem 5 citações disponíveis para O belo autônomo: Textos clássicos de estética

    Sobre

    O que é arte? Qual a relação entre arte e filosofia? A partir de quais critérios julga-se bela uma obra? Como a arte moderna alterou a nossa resposta à pergunta "o que é arte"? A experiência estética foi afetada pelo modo de organização da vida moderna? Essas e outras questões são levantadas na presente obra.

    O belo autônomo, organizado por Rodrigo Duarte, é uma antologia com textos (alguns até então inéditos em português) de vinte dentre os mais estudados e importantes pensadores da história. De Platão a Danto e Flusser - passando por Kant, Hegel, Marx, Freud, Benjamin, Deleuze -, o livro preenche uma lacuna de obras introdutórias de estética e filosofia de arte. Em sua plena autonomia, cinema, arquitetura, música, pintura, teatro, escultura e dança suscitam a criação de conceitos ao longo dos textos aqui reunidos.
    Baixar eBook Link atualizado em 2017
    Talvez você seja redirecionado para outro site

    Citações de O belo autônomo: Textos clássicos de estética

    É voz comum – generalizamos – que a beleza visível é fruto da mútua simetria das partes entre si e em relação ao todo, unida à vistosidade das cores ; de maneira que, neste caso e universalmente em todos os casos, ser belo é ser simétrico e proporcionado.

    Mas, se o poeta nunca se ocultasse, toda a sua narrativa dispensaria a imitação.

    Mas, sem dúvida, observei, irás dizer que esse estilo não convém à nossa cidade, por não haver entre nós homens duplos nem múltiplos, visto ter cada pessoa apenas uma ocupação.

    É pois a Tragédia imitação de uma ação de caráter elevado, completa e de certa extensão, em linguagem ornamentada e com as várias espécies de ornamentos distribuídas pelas diversas partes [do drama], [imitação que se efetua] não por narrativa, mas mediante atores, e que, suscitando o “terror e a piedade, tem por efeito a purificação dessas emoções”.

    uma canção se compõe de três partes : texto, melodia e ritmo.

    eBooks por Rodrigo Duarte

    Página do autor

    Relacionados com esse eBook

    Navegar por coleções eBooks similares