We love eBooks

    O casaco de Marx: Roupas, memórias, dor

    Por Peter Stallybrass
    Existem 4 citações disponíveis para O casaco de Marx: Roupas, memórias, dor

    Sobre

    Num texto poético e comovente, Peter Stallybrass nos faz pensar, neste livro, sobre nossa relação com as roupas e com as coisas em geral. Através das idas e vindas do casaco de Marx, Stallybrass nos faz refletir sobre as complexas relações entre as coisas como objetos de uso, como objetos aos quais imprimimos nossas marcas, como objetos que carregam nossa memória, e as coisas como mercadorias - precisamente o problema de Marx em O Capital.
    Baixar eBook Link atualizado em 2017
    Talvez você seja redirecionado para outro site

    Citações de O casaco de Marx: Roupas, memórias, dor

    Pensar sobre a roupa, sobre roupas, significa pensar sobre memória, mas também sobre poder e posse.

    O poder particular da roupa para efetivar essas redes está estreitamente associado a dois aspectos quase contraditórios de sua materialidade: sua capacidade para ser permeada e transformada tanto pelo fabricante quanto por quem a veste; e sua capacidade para durar no tempo.

    Se eu vestia a jaqueta, Allon me vestia. Ele estava lá nos puimentos do cotovelo, puimentos que no jargão técnico da costura são chamados de “memória”.

    Como observou Wittgenstein: Os aspectos das coisas que são mais importantes para nós permanecem ocultos por causa de sua simplicidade e familiaridade. (Somos incapazes de ver alguma coisa simplesmente porque ela está sempre diante de nossos olhos). Os fundamentos reais de nossas indagações não nos impressionam em nada, a menos que tenhamos, em algum momento, sido impressionados por um fato específico. E isso significa: deixamos de ser impressionados por aquilo que, uma vez visto, é o que existe de mais impressionante e forte.

    Relacionados com esse eBook

    Navegar por coleções eBooks similares