We love eBooks
    Baixar O Cruzeiro Tem Cinco Estrelas: Romance pdf, epub, eBook
    Editora

    O Cruzeiro Tem Cinco Estrelas: Romance

    Por Fran Martins

    Sobre

    Este é o romance, tanto do ponto de vista formal, quanto de concepção criadora, que foge da feição e características ficcionais de Fran Martins. É o seu livro diferente. Buscou inovar não o sonoro estilo tão personalíssimo, exceção apenas para A Análise (contos), seu último livro, onde surgiu com outro e surpreendente como dizer literário.
    Vinha Fran Martins talvez de um ?cansaço?, que provocasse uma perigosa redundância dentro da sua própria criação, antevista já, em contornos imprecisos, em Nós Somos Jovens, escrito logo após o belíssimo Estrela do Pastor (1942), praticamente prolongamento deste, mantido inédito pelo autor e lançado apenas após sua morte. Quase vem a público em 1944, pela Editora Epasa, do Rio, não acontecendo por falência da mesma.
    Então o escritor duvidou, queremos crer, não do seu valor, mas do direcionamento ficcional na ascendência das suas criações. Os dois livros de contos que intermedeiam Estrela do Pastor e O Cruzeiro Tem Cinco Estrelas (1950) ? Noite Feliz (1946) e Mar Oceano (1948) ? evidenciam tempo de espera para nova investida, em fôlego profundo, no campo do romance.
    E ele veio, edição da Revista Clã, porque buscava Fran Martins e o grupo que o cercava, num esforço hercúleo, dar condições ao Ceará de lançar obra de qualidade em nível nacional, em competição, não com as praças do Rio e São Paulo, mas com outras que buscavam ultrapassar as fronteiras estaduais, como Curitiba e Belo Horizonte, sem citarmos o Rio Grande do Sul, sempre de porte editorial elevado.
    Se o projeto não alcançou o alvo desejado, o livro ficou não só como marco de uma bela ideia, mas, sobretudo, como projeção sólida de um ficcionista senhor de todas as armas formais da maturidade do autor.
    Livro de análise simples se lido ao correr da pena, acompanhando apenas a espantosa facilidade de narrar de Fran Martins. Mas aí é onde se escorrega, porque tudo em Fran é aparentemente simples, mas não é fácil.
    Este livro é variadíssimo de enfoques, ?tomadas de cenas?, onde as personagens caminham e caminham, no melhor sentido telúrico, e onde a história ou as histórias das personagens dispersam-se e justapõem-se, num jogo calculado de espelho e contra espelho, em andamento ora lento ora dinâmico, em certa atmosfera lúdica.
    Temos aqui uma grande crônica humanística e um grande romance com sopro epopeico de vidas sofridas e de conflitos em busca de horizontes, e de vida social, humana, política e histórica de uma época, que avança para além da própria geografia traçada pelo autor e traz ao vivo uma das faces do país de então.
    O panorama fotográfico aqui é muito grande; o campo psicológico não se restringe às personagens: permeia todo o texto. Toda a obra se transmuda em vendaval de sopros dosados.
    E ainda a solidão, aquela solidão apenas entrevista, até nos trechos onde os conflitos se adensam e trazem seus picos de ?felicidade?.
    Não há como dizer, em poucas linhas, o que vêm a ser estas cinco estrelas. Falar de Lúcio, de Júlio, de seus caminhos e descaminhos e de tantas outras criaturas que igualmente vivem neste livro? É o tipo do livro para ser lido com vagar, penetrando-lhe o espírito.
    Há sempre em Fran Martins um grande disfarce: por trás daquela batida do seu narrar tão aberto, tão aparentemente linear, exsurge a outra batida, de viés psicológico doído e profundo.
    De espantar ainda como pôde ele escrever obra desta envergadura no espaço de poucos meses: dezembro de 1948 a julho de 1949, conforme está datado no final do livro.
    Somente o talento de um artista, como ele, guardou este segredo.
    Caio Porfirio Carneiro
    Baixar eBook Link atualizado em 2017
    Talvez você seja redirecionado para outro site

    Definido como

    Listados nas coleções

    eBooks por Fran Martins

    Página do autor

    Relacionados com esse eBook

    Navegar por coleções eBooks similares