We love eBooks
    Baixar O eu e o inconsciente (Obras completas de Carl Gustav Jung) pdf, epub, eBook
    Editora

    O eu e o inconsciente (Obras completas de Carl Gustav Jung)

    Por Carl Gustav Jung
    Existem 12 citações disponíveis para O eu e o inconsciente (Obras completas de Carl Gustav Jung)

    Sobre

    O livro trata do difícil, perigoso, porém necessário relacionamento entre o eu e o inconsciente. Aborda as maneiras do eu diferenciar-se do psiquismo coletivo no processo de individuação.
    Baixar eBook Link atualizado em 2017
    Talvez você seja redirecionado para outro site

    Citações de O eu e o inconsciente (Obras completas de Carl Gustav Jung)

    O cargo ou qualquer tipo de casca exterior exerce um grande fascínio, porque representa uma fácil compensação das deficiências pessoais.

    A construção de uma persona coletivamente adequada significa uma considerável concessão ao mundo exterior, um verdadeiro autossacrifício, que força o eu a identificar-se com a persona. Isto leva certas pessoas a acreditarem que são o que imaginam ser.

    Os sonhos contêm imagens e associações de pensamentos que não criamos através da intenção consciente.

    O conflito estanca todo progresso e a detenção da vida que disso resulta é sinônimo de neurose.

    A base da ordem social não é a lei, mas a imitação,

    A individuação, no entanto, significa precisamente a realização melhor e mais completa das qualidades coletivas do ser humano; é a consideração adequada e não o esquecimento das peculiaridades individuais, o fator determinante de um melhor rendimento social.

    O homem de hoje, que se volta para o ideal coletivo, faz de seu coração um antro de criminosos.

    todo indivíduo é, inconscientemente, pior em sociedade do que quando atua por si só. O motivo é que a sociedade o arrasta e na mesma medida o torna isento de sua responsabilidade individual.

    Quando a sociedade, como conjunto, necessita de uma figura que atue magicamente, serve-se da vontade de poder do indivíduo e da vontade de submissão da massa como veículo, possibilitando assim a criação do prestígio pessoal.

    Individualismo significa acentuar e dar ênfase deliberada a supostas peculiaridades, em oposição a considerações e obrigações coletivas. A individuação, no entanto, significa precisamente a realização melhor e mais completa das qualidades coletivas do ser humano; é a consideração adequada e não o esquecimento das peculiaridades individuais, o fator determinante de um melhor rendimento social.

    quando a meta do prestígio – o reconhecimento geral – for alcançada. A pessoa se torna então uma verdade coletiva e isto é sempre o começo do fim. Obter prestígio é uma realização positiva, não só para o indivíduo favorecido como também para o clã. O indivíduo se destaca por suas ações e a maioria pela abdicação do poder. Enquanto esta atitude requer luta para sua consecução e manutenção contra influências hostis, o resultado se mantém positivo, mas quando não houver mais obstáculos e o reconhecimento geral for atingido, o prestígio perde seu valor positivo, transformando-se, em geral, em caput mortuum. Inicia-se então um movimento cismático e todo o processo recomeça.

    processo mediante o qual um homem se torna o ser único que de fato é. Com isto, não se torna “egoísta”, no sentido usual da palavra, mas procura realizar a peculiaridade do seu ser e isto, como dissemos, é totalmente diferente do egoísmo ou do individualismo.

    eBooks por Carl Gustav Jung

    Página do autor

    Relacionados com esse eBook

    Navegar por coleções