We love eBooks
    Baixar O homem Moisés e a religião monoteísta pdf, epub, eBook
    Editora

    O homem Moisés e a religião monoteísta

    Por Sigmund Freud
    Existem 5 citações disponíveis para O homem Moisés e a religião monoteísta

    Sobre



    Em O homem Moisés e a religião monoteísta, Freud abraça os conceitos psicanalíticos para compreender o comportamento de um povo. O resultado é uma revolucionária investigação sobre as origens do judaísmo ? a mais antiga das três grandes religiões monoteístas ? a partir da figura de Moisés, líder religioso dos hebreus, que sempre o fascinara.

    O livro é composto por três ensaios ? ?Moisés, um egípcio?, ?Se Moisés era um egípcio...? e ?Moisés, seu povo e a religião monoteísta? ? que foram publicados em conjunto pela primeira vez em 1939, às vésperas da Segunda Guerra Mundial e da morte de Freud. Os textos propõem como principal indagação: Como os judeus se tornaram o que são e por que atraem para si ódio eterno?

    Freud procede à releitura de documentos históricos e da Bíblia para provar a origem estrangeira do povo judeu. Em tempos obcecados pela pureza étnica e pela identidade das nações, concluiu que a religião judaica tem uma origem fragmentária, inseparável do outro. E, apesar de centrar seu estudo na mais antiga das três religiões monoteístas, é fácil detectar no texto freudiano que suas teses são aplicáveis para muito além do judaísmo.- L±
    Baixar eBook Link atualizado em 2017
    Talvez você seja redirecionado para outro site

    Citações de O homem Moisés e a religião monoteísta

    Moisés não deu aos judeus apenas uma nova religião; com a mesma segurança também podemos afirmar que introduziu entre eles o costume da circuncisão.

    Um herói é aquele que se levantou com valentia contra o pai e por fim o subjugou vitoriosamente.

    Gostaríamos agora de ousar esta conclusão: se Moisés era um egípcio e se transmitiu aos judeus sua própria religião, essa era a de Ikhnaton, a religião de Aton.

    os fenômenos religiosos só podem ser compreendidos segundo o modelo de nossos conhecidos sintomas neuróticos do indivíduo, isto é, como retornos de acontecimentos significativos, há muito esquecidos, da pré-história da família humana, e que tais fenômenos devem seu caráter compulsivo precisamente a essa origem, agindo sobre os seres humanos, portanto, em virtude de seu conteúdo de verdade histórica.

    Portanto, nos declaramos partidários da crença de que a ideia de um deus único, bem como o repúdio do cerimonial de efeito mágico e a ênfase da exigência ética em nome desse deus, eram de fato doutrinas mosaicas que de início não receberam atenção, mas que entraram em vigor após o transcurso de um longo intervalo e por fim se impuseram de maneira permanente.

    eBooks por Sigmund Freud

    Página do autor

    Relacionados com esse eBook

    Navegar por coleções