We love eBooks
    Baixar O homem que amava os cachorros pdf, epub, eBook

    O homem que amava os cachorros

    Por Leonardo Padura e Frei Betto
    Existem 12 citações disponíveis para O homem que amava os cachorros Baixar eBook Link atualizado em 2017
    Talvez você seja redirecionado para outro site

    Definido como

    Listados nas coleções

    Citações de O homem que amava os cachorros

    Sem medo não se pode governar nem empurrar um país em direção ao futuro.

    Carregava nas costas a responsabilidade de ter destituído líderes sindicais, de ter eliminado a democracia das organizações operárias e de ter contribuído para transformá-las nas entidades amorfas que agora os burocratas stalinistas utilizavam a seu bel-prazer para cimentar sua hegemonia. Ele, como parte do aparelho do poder, também tinha contribuído para assassinar a democracia que agora, como oposição, reclamava.

    seria o marxismo apenas mais uma “ideologia”, uma espécie de falsa consciência que levava as classes oprimidas e seus partidos a acreditar que lutavam pelos seus próprios objetivos quando na realidade estavam apenas beneficiando os interesses de uma nova classe governante?…

    Fanatismos não se discutem, pois encerram em si mesmos um diagnóstico.

    é preciso ter em mente um dos primeiros parágrafos do 18 de brumário de Luís Bonaparte, escrito por Karl Marx entre 1851-1852: “Os homens fazem a sua própria história; contudo, não a fazem de livre e espontânea vontade, pois não são eles quem escolhem as circunstâncias sob as quais ela é feita, mas estas lhes foram transmitidas assim como se encontram”[20].

    tinha aprendido que a verdadeira grandeza humana está na prática da bondade incondicional, na capacidade de dar aos que nada têm não o que nos sobra, mas uma parte do pouco que temos.

    “Não tenha demasiadas ilusões acerca do peso de seu nome”, começava aquele parágrafo com sabor de epitáfio e que, de modo alarmante, colocava o revolucionário perante a evidência da sua ruína política. “Durante cinco anos a imprensa comunista caluniou-o a ponto de entre as grandes massas só restar uma vaga lembrança sua como chefe do Exército Vermelho, como condutor dos trabalhadores durante Outubro. Seu nome significa cada vez menos, e a engrenagem que se desencadeou acabará por devorá-lo, depois de ter devorado seu nome.” Após

    a dor e a miséria figuram entre aquelas poucas coisas que, quando repartidas, tornam-se sempre maiores.

    Mais que conseguir a sua expulsão do Partido e, agora, do país, a grande vitória de Stalin tinha sido transformar a voz de Trotski na encarnação do inimigo interno da Revolução, da estabilidade da nação, do legado leninista, e tê-lo esmagado com o muro da propaganda de um sistema que o próprio Liev Davidovitch tinha ajudado a criar, e contra o qual, por princípios invioláveis, não podia opor-se, se com isso arriscasse a continuidade desse sistema. O

    “Os homens fazem a sua própria história; contudo, não a fazem de livre e espontânea vontade, pois não são eles quem escolhem as circunstâncias sob as quais ela é feita, mas estas lhes foram transmitidas assim como se encontram”[20].

    a pior agressão à condição humana é a humilhação, porque desarma o indivíduo, agride a essência da sua dignidade.

    “A vida […] é mais vasta do que a história.” Gregorio Marañón, História de um ressentimento

    Relacionados com esse eBook

    Navegar por coleções eBooks similares