We love eBooks
    Baixar Origem, Evolução e Destino da Consciência,da Vida e do Universo: Cosmovisões jônica, quântica, gênica e fractal pdf, epub, eBook
    Editora

    Origem, Evolução e Destino da Consciência,da Vida e do Universo: Cosmovisões jônica, quântica, gênica e fractal

    Por Omar de Ávila Reis

    Sobre

    1 - As primeiras Cosmovisões sobre a Origem do Universo foram desenvolvidas na Jônia, nos séculos VII e VI a.C., como respostas à pergunta feita por Tales de Mileto: ? de que são feitas e como são organizadas todas as coisas (matéria, vida e consciência) que existem no Universo? ?.

    Para Anaximandro de Mileto, ?há uma lei universal presidindo todo o processo cósmico. Há um princípio ordenador (uma lei de destino) que mantém a realidade (física e mental) organizada?.

    Para Pitágoras de Samos, ?o Cosmo é regido por relações lógico-matemáticas, que evoluem?.

    Segundo Heráclito de Éfeso, ?o Logos é essa lei. Ele existe desde sempre. Organiza o real (a physis e o pensamento) e alcança a mente humana?.

    2 - Ao final do século XX, cosmólogos contemporâneos, lógicos e físico-químícos quânticos, decidiram avaliar, por meio de experimentos científicos no laboratório de física de partículas do CERN (Suiça), os principais conteúdos das cosmovisões jônicas. As conclusões mais recentes apontam para as seguintes afirmações:

    . ?existe uma ordem invisível (virtual) para além da ordem visível (material), ou seja, a base do mundo material (física) é imaterial (mental)?;

    . ?todo o universo deve ser considerado como um sistema quântico com estados visíveis-reais e invisíveis-virtuais; os estados virtuais existem como fórmulas lógico-matemáticas e são responsáveis por todos os processos de emergência no universo?;

    . ?o universo é da natureza de um pensamento: As ondas quânticas manifestam um comportamento mental. A natureza da realidade é simultaneamente material e de aparência mental?.

    3 - O quinto capítulo, 5a. Parte, expõe a gênese e evolução do Universo, desde a explosão primordial da ?singularidade quântica? (o buraco negro), seguida por uma expansão continuada até os dias atuais, há cerca de 13,7 bilhões de anos.

    O Universo (matéria, vida e pensamento) está imerso num espaço quântico, virtual. Seu curso, sua evolução, é determinado por formas lógicas, lógico-matemáticas, as que constituem o Logos Universal - o Cosmos - , conforme queria Pitágoras:

    LOGOS = I, D, I/D, D/2, I/D/2, D/3, I/D/3, D/4, I/D/4, em que L humanas = I, D, I/D, D/2, I/D/2

    Essas lógicas formam conjuntos derivados, sequenciados ascendentemente e evolutivamente complexos (códigos), correspondentes à realidade material e psíquica, desde estágios elementares, primitivos, até os mais perfeitos, complexos e articulados.

    No século XXI, o lógico e filósofo brasileiro L.S.C. de Sampaio e o químico quântico Lothar Schäfer do MIT sugerem que a psique humana (I/D/2) desenvolve-se-ia em direção à Consciência Cósmica ( I/D/4).

    4 - Por fim, Jurkiewics ( 2009) e J.A.Wheeler, com base na Teoria Fractal (1979) do matemático polonês Benoît B. Mandelbrot, inferem as seguintes possibilidades:

    . ? O universo inteiro, em todas as suas escalas, seria auto-similar (fractal) e auto-organizado (quântico)?.

    . Consciência Cósmica (algoritmo sequenciador) e criação (cópia fractal) assemelham-se, confundem-se, são quase-o-mesmo, (quânticos); modificam-se e evoluem, alternando-se, repetindo-se indefinidamente, desde sempre e por todo o sempre.

    . ?A realidade é um todo indivisível: a consciência dos humanos emergiu deste todo e é parte dele (um fractal); é possível inferir que um elemento de consciência está ativo no universo: a Consciência Cósmica?.

    Para Anaximandro e Heráclito, é possível que haja um Logos, um Ser normativo, um algorítmo, pré-existente, que organiza e sequencia tudo o que existe, matéria, vida e mente. O Cosmo, a Nave cósmica, é esse Ser fractal em evolução, gerando e autogerando-se, que se repete desde sempre. Os humanos e tudo o mais que existe, consciência, vida e matéria, somos uma cópia fractral miniaturizada desse Ser, enquanto Ele, o Ser seria uma cópia também fractal ampliada de nós mesmos e de tudo o que existe. Autogerador, gerador e gerado são o mesmo, ou quase o mesmo.
    Baixar eBook Link atualizado em 2017
    Talvez você seja redirecionado para outro site

    eBooks por Omar de Ávila Reis

    Página do autor

    Relacionados com esse eBook

    Navegar por coleções