We love eBooks
    Baixar Os mistérios dos números: Uma viagem pelos grandes enigmas da matemática (que até hoje ninguém foi capaz de resolver) pdf, epub, eBook
    Editora

    Os mistérios dos números: Uma viagem pelos grandes enigmas da matemática (que até hoje ninguém foi capaz de resolver)

    Por Marcus du Sautoy
    Existem 7 citações disponíveis para Os mistérios dos números: Uma viagem pelos grandes enigmas da matemática (que até hoje ninguém foi capaz de resolver)

    Sobre

    Como predizer o futuro? Qual a trajetória de um asteroide? Será que vai cair um temporal? Por que o jogador de futebol Roberto Carlos cobrava faltas tão bem? Como prever o crescimento da população?

    Nesse livro, o famoso matemático Marcus de Sautoy - autor de A música dos números primos - revela a beleza dos desafios matemáticos que contribuíram para a compreensão do mundo que nos cerca.

    Com muitas ilustrações, texto fácil e divertido, Sautoy ensina ainda a ganhar no pôquer e no Banco Imobiliário, bolar uma senha impossível de ser descoberta, atirar corretamente um bumerangue e até falsificar uma obra do pintor Jackson Pollock. Propõe também enigmas lógicos, oferece vários jogos para baixar na internet e dá ao leitor a oportunidade de ganhar US$ 1 milhão. É só começar!

    "A matemática pode ser divertida. Esse livro fascinante expõe de modo fácil ideias complexas." Time Out
    Baixar eBook Link atualizado em 2017
    Talvez você seja redirecionado para outro site

    Citações de Os mistérios dos números: Uma viagem pelos grandes enigmas da matemática (que até hoje ninguém foi capaz de resolver)

    Mas hoje dizemos que 1 não é primo porque a coisa mais importante nos primos é que eles são blocos construtivos de números.

    Números primos são os números mais importantes da matemática porque todos os outros números inteiros são formados multiplicando-se números primos entre si.

    Tomemos, por exemplo, 105. Este número é claramente divisível por 5. Então posso escrever 105 = 5 × 21. O número 5 é primo, um número indivisível, 21 não é: posso escrever 3 × 7. Logo, 105 pode ser escrito como 3 × 5 × 7. Mas esse é o máximo onde chegar.

    Chamaram o novo agente de “vírus”, palavra latina que significa “veneno”.

    O primeiro número perfeito é 6. Além de 6, os números pelos quais ele se divide são 1, 2 e 3. Somando 1 + 2 + 3, obtém-se novamente

    Muitos matemáticos acreditam que mesmo que haja uma biologia diferente, uma química diferente, até uma física diferente do outro lado do Universo, a matemática será a mesma. Qualquer um sentado num planeta orbitando Vega, ao ler um livro de matemática sobre números primos, irá considerar 59 e 61 números primos, porque, como disse o famoso matemático G.H. Hardy, de Cambridge, esses números são primos “não porque nós assim pensamos, ou porque nossas mentes estão modeladas de uma maneira e não de outra, mas porque assim é, porque a realidade matemática é construída assim”.

    O motivo real para o floco de neve ter seis pontas está relacionado à estrutura molecular da água, algo que só seria revelado com a invenção da cristalografia de raios X em 1912. Uma molécula de água é composta de um átomo de oxigênio e dois de hidrogênio. Quando moléculas de água se unem para formar cristais, cada átomo de oxigênio compartilha seus átomos de hidrogênio com os de oxigênio seus vizinhos, e por sua vez toma emprestados dois átomos de hidrogênio de outras moléculas de água. Assim, um cristal de gelo se forma com cada oxigênio ligado a quatro hidrogênios. Num modelo de bolas e varetas, quatro bolas representando átomos de hidrogênio são dispostas em volta de cada átomo de oxigênio numa forma que assegure que cada hidrogênio esteja o mais longe possível dos outros três. A solução matemática para tal exigência é posicionar cada hidrogênio no vértice de um tetraedro, a forma platônica composta de quatro triângulos equiláteros, com o átomo de oxigênio no centro (Figura 2.20).

    eBooks por Marcus du Sautoy

    Página do autor

    Relacionados com esse eBook

    Navegar por coleções