We love eBooks
    Baixar Recordações da Casa dos Mortos pdf, epub, eBook
    Editora

    Recordações da Casa dos Mortos

    Por Fiódor Dostoiévski
    Existem 7 citações disponíveis para Recordações da Casa dos Mortos

    Sobre

    «Recordações da Casa dos Mortos» foi inicialmente publicado entre 1860 e 1862 e reflete uma realidade quase dantesca, onde presos políticos, prisioneiros de guerra e presos de delito comum vivem lado a lado com homens que perpetraram crimes hediondos. É um mundo à parte, uma micro-sociedade com regras próprias onde o dia a dia se reparte entre trabalhos forçados, castigos sádicos, miséria, mercado negro, álcool e pequenos expedientes de que os prisioneiros se servem não só para sobreviverem, mas também para usufruírem de fugazes ilusões de liberdade. Escrito em tom confessional, sóbrio e direto, este relato fica, para quem o lê, como um grandioso hino à vida.
    Baixar eBook Link atualizado em 2017
    Talvez você seja redirecionado para outro site

    Definido como

    Listados nas coleções

    Citações de Recordações da Casa dos Mortos

    O criminoso, que é um revoltado contra a sociedade, odeia-a e julga sempre que tem razão; a sociedade, para ele, é que a não tem.

    O homem não pode viver sem trabalho ou sem uma ocupação legal; fora destas condições perverte-se e transmuda-se numa besta fera.

    Concluí um dia que se quiséssemos atormentar um homem, puni-lo cruelmente, esmagá-lo de modo que o mais feroz assassino se horrorizasse ante esse castigo e tremesse mesmo, bastaria dar ao seu trabalho o caráter de completa inutilidade, de verdadeiro absurdo.

    Está provado que a prisão, o presídio, todo um sistema de trabalhos forçados não corrigem o criminoso; estes castigos só conseguem preservar a sociedade contra os atentados que ele poderia cometer.

    O homem é, sem dúvida, um animal resistente. Poderíamos defini-lo: é um ser que a tudo se habitua — e esta seria, talvez, a melhor definição a dar.

    o farsante que injuria com arte é respeitado. Quase o aplaudem como a um ator.

    Suponho que num presídio — como em qualquer lugar onde se encontrem reunidos pela força e não pela sua vontade muitos indivíduos — as disputas são contínuas e os homens odeiam-se com mais facilidade do que em liberdade.

    eBooks por Fiódor Dostoiévski

    Página do autor

    Relacionados com esse eBook

    Navegar por coleções eBooks similares