We love eBooks
    Baixar Sobre os Ombros de Gigantes: Uma história da física pdf, epub, eBook
    Editora

    Sobre os Ombros de Gigantes: Uma história da física

    Por Alexandre Cherman
    Existem 6 citações disponíveis para Sobre os Ombros de Gigantes: Uma história da física

    Sobre

    "Sobre os Ombros de Gigantes" traça um paralelo entre a evolução da física e a nossa própria história social. A física de que esse livro trata não é aquela da escola, repleta de fórmulas e conceitos a decorar, mas uma "ciência da natureza", como os antigos gregos a definiram. Alexandre Cherman apresenta ao leitor os primeiros físicos da Grécia antiga, o desenrolar dos conhecimentos físicos durante a Idade Média, as novas propostas de Isaac Newton e daí por diante, chegando até os conceitos e problemas atuais. Procura esboçar assim uma história da disciplina com ênfase nas figuras humanas que realizaram as grandes descobertas. E, ao afirmar que a função do físico é entender o mundo, o autor esclarece desde logo que também cabe a ele transformar esse conhecimento específico e altamente qualificado em algo que possa ser expresso em linguagem acessível. Combatendo a visão comumente deformada que temos do conhecimento científico, esse livro aborda as grandes questões que fundamentam o desenvolvimento da física e mostra que do diálogo entre necessidades práticas e formulações teóricas é que nasce a beleza desse campo de saber, com sua busca de explicações para o universo em que vivemos.
    Baixar eBook Link atualizado em 2017
    Talvez você seja redirecionado para outro site

    Citações de Sobre os Ombros de Gigantes: Uma história da física

    Empédocles de Agrigento (c.490-c.430 AEC) reuniu todas essas idéias para criar seu princípio quaternário. Para ele, eram quatro os elementos que compunham o mundo, combinando-se de várias maneiras para formar todas as substâncias. A força que os unia era o amor (philia), e a que os repelia era o ódio (neikos).

    É atribuída a Anaxímenes a primeira diferenciação formal entre estrela e planeta: a própria palavra planeta, em grego, quer dizer “estrela errante”.

    Para os gregos, eram sete os planetas: Sol, Lua, Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno.

    Ainda no campo da astronomia Pitágoras admitiu a esfericidade da Terra, após constatar que a sombra projetada na Lua durante os eclipses lunares é sempre circular.

    Tales também foi o primeiro a deixar registrado que certas rochas naturalmente exercem atração sobre pedaços de ferro.

    A jornada rumo ao conhecimento é auto-suficiente. Mesmo que não cheguemos às respostas, o simples fato de estarmos procurando já nos satisfaz.

    Relacionados com esse eBook

    Navegar por coleções